Futebol

Cobertura da zaga é causa do sucesso da defesa do Vasco

Além do gol marcado, o segundo na vitória sobre o Santos, por 2 a 0, na última quarta-feira, o zagueiro Dedé parou Neymar e, assim como seu companheiro, Anderson Martins, voltou a ter mais uma bela exibição. Novamente sem sofrer gols, a zaga do Vasco ajudou o time a alcançar a quinta vitória em seis jogos e a terceira colocação na tabela do Campeonato Brasileiro.

Entretanto, não são apenas as boas atuações dos dois defensores que tem contribuído para a boa fase do setor defensivo vascaíno. Com uma nova formação tática, onde um \"falso\" zagueiro sempre aparece para ajudar na marcação, o técnico Ricardo Gomes parece ter encontrado a fórmula ideal para a defesa do Vasco.

\"Venho testando isso há algum tempo e hoje (quarta-feira) contra o Santos isso ficou ainda mais claro. Não são três zagueiros, mas é o fato de termos sempre um homem ajudando na cobertura do Dedé e do Anderson que tem feito a diferença na nossa defesa\", explicou o treinador cruzmaltino, acrescentando.

\"O Fágner fez isso muito bem pelo lado direito, onde o Neymar costumava aparecer, e o Jumar, que fez mais uma excelente partida, também apareceu com eficiência para cobrir a zaga. Essa recomposição vem sendo muito bem treinada e tem dado certo na nossa marcação. Deixamos os adversários cada vez mais longes da área, o que facilita para os nossos zagueiros\", ressaltou Ricardo Gomes.

Além da consistência na defesa, os jogadores de meio campo têm tido mais liberdade para atacar e mostrar a qualidade de um setor que tem peças como Juninho Pernambucano, Felipe e Diego Souza. No próximo domingo, será a vez dos vascaínos botarem o esquema em prática mais uma vez. O duelo desta vez será no clássico contra o Botafogo, às 16h, no Engenhão, pela décima quinta rodada do Campeonato Brasileiro.

Fonte: UOL Esporte