Clube

Clube dos 13: Vasco fora dos clubes que negociarão com a TV

Em reunião realizada nesta quarta-feira, em São Paulo, o Clube dos 13 definiu os membros que participarão da nova comissão que ficará responsável pelas negociações dos direitos de transmissão do Campeonato Brasileiro com as emissoras interessadas. Como a Máquina do Esporte antecipou no último dia 13, o Santos irá presidir esse bloco.

Além do clube paulista, que no encontro desta quarta foi representado pelo seu vice-presidente Norberto Moreira, a comissão ainda será formada por Fluminense, Corinthians e Cruzeiro.

“A criação da comissão prevê a participação de até cinco integrantes. Porém, a diretoria nomeou apenas quatro e vamos ver se há necessidade de integrar mais um no futuro”, afirmou Fábio Koff, presidente do Clube dos 13.

A grande surpresa é a confirmação da participação de Cruzeiro e Corinthians. Os mineiros já fizeram parte do grupo contrário ao atual mandatário da entidade, ao lado de Atlético Mineiro, Flamengo, Botafogo e São Paulo, enquanto os paulistas foram assediados para integrarem também o bloco dos dissidentes.

Além dos clubes, que irão indicar quais dirigentes irão representá-los, a comissão ainda terá a participação fixa do diretor jurídico do Clube dos 13, Celso Rodriguez, que irá auxiliar os participantes em todas as questões envolvendo legislações.

Com a definição dos participantes, os trabalhos da comissão devem começar no início da próxima semana, quando uma nova reunião deverá ser marcada. A partir desse momento, o contato com as emissoras interessadas em adquirir os direitos será intensificado e a expectativa é que uma definição aconteça ainda no primeiro semestre do próximo ano. O atual contrato com a Globo expira no fim de 2008.

O projeto do Clube dos 13 é fechar um novo acordo, com validade entre 2009 e 2011. Além disso, a entidade já vislumbra um grande aumento no valor pago pela parceira pelos direitos. Atualmente, a Globo desembolsa R$ 300 milhões por ano, mas a Record já sinalizou que poderá chegar a R$ 1 bilhão, mesmo que um de seus maiores anseios na forma de disputa não seja atendido.

“Essa história de que a Record poderia pedir que a entrega das propostas fosse em um envelope fechado não existe. Nós teremos duas propostas e a preferência é da Globo, que terá 30 dias para cobrir o valor ofertado pela concorrente, se esse for o caso”, completou Koff.

Fonte: Máquina do Esporte