Futebol

Carlos Alberto Lancetta fala sobre renovações de contrato

O gerente de futebol Carlos Alberto Lancetta fala sobre uma reunião, nesta terça-feira, que poderá definir a renovação de contrato do apoiador Madson, que está vinculado ao Vasco até 31/12/2008.

"Só para esclarecer. Seis meses antes dos contratos terminarem, o clube procura os jogadores para que ele tenha a opção da renovação. Isso não acontecendo, o jogador pode fazer um pré-contrato com outra qualquer equipe e, posteriormente, se transferir. É claro que muitos jogadores que os contratos terminam - e temos muitos nessa situação - no dia 31/12/2008, eles não têm pré-contrato nenhum, não fizeram, não foram procurados. Logo que tomamos conhecimento da situação, tomamos pé da situação, já procuramos... Hoje mesmo já estive vendo com o Nelsinho, o professor Saldanha os contratos das categorias de base. A gente já fez um levantamento total de todos os contratos dos profissionais. Todos os jogadores já foram procurados por mim - aqueles que têm contrato vencendo até o mês de fevereiro -, para que a gente já inicie o processo de renovação e faça a proposta oficial do clube", disse no programa "Só dá Vasco", veiculado na Rádio Bandeirantes.

"No caso específico do Madson... Ele está aqui presente e sabe, porque me dirigi a ele e pedi que ele falasse com o respectivo procurador. Posso adiantar que o encontro com o procurador dele vai ser amanhã [hoje], às 11h. Eu e Seu Neca [Manuel Fontes, vice-presidente de futebol] vamos estar presentes com o Dr. Léo Rabello, que é quem defende o Madson através de uma procuração e também tem parte dos direitos federativos do Madson. Estamos fazendo isso com todos os outros jogadores. Aqueles que realmente são do Vasco e que estão dentro da realidade financeira do Vasco, naquele planejamento que foi traçado para o ano de 2009. Não estamos pensando... Temos as nossas obrigações do campeonato nacional, da Copa Sul-Americana em 2009. Já é uma preocupação. Mas a gente já tem que estar pensando mais à frente. Os contratos que vencem no início do ano de 2009 também já estão sendo elaborados, estudados, para que a gente faça, com bastante antecedência, todo o processo de renovação, para que o próprio Tita ainda... Hoje eu dizia para ele \"Você já começa a pensar o que você quer em 2009. Mas tem começar agora, em 2008\". Para que isso aconteça, tem que haver, com uma certa antecedência, todos esses preparos. Desde que chegamos não temos feito outra coisa, a não ser trabalhar em cima disso, junto com o departamento financeiro, o [segundo] vice-presidente [José Hamilton] Mandarino, o departamento jurídico, o Dr. Luiz Américo [de Paula Chaves, vice-presidente jurídico]. A gente está preocupadíssimo com essas coisas que estão acontecendo. Fizemos reuniões já com o departamento jurídico, o administrativo-financeiro, para que a gente possa viabilizar condições reais para os jogadores, principalmente. Esses jogadores, como Madson e Byro [que também estava presente], acho que o Vasco tem que valorizar esses jogadores. E reforçar a equipe, dentro das necessidades, com os jogadores vindo de fora. Hoje o futebol brasileiro é muito difícil porque você não tem muito dinheiro. Um jogador vindo de fora traz sempre um gasto muito grande, maior para o clube. A gente tem que priorizar as categorias de base, os jogadores como esses. Ele pode falar de viva voz aqui a preocupação que tenho tido com todas essas situações. Eu diariamente chego \"Vamos lá. Vamos resolver. Olha o contrato. A gente tem que pensar no 2009\". Mais especificamente, no caso dele, por coincidência ou não, a gente vai se encontrar com o procurador dele, o Dr. Léo Rabello, amanhã [hoje], às 11h da manhã".

Luizinho Quintanilha, procurador do apoiador Pedrinho, comenta o retorno do jogador.

"Para a gente foi motivo de alegria poder retornar ao Vasco. O Pedro... A gente tinha conversado bastante. Houve no início um pouco de dificuldade na questão salarial, mas depois de muita conversa nós cedemos. O Pedro entendeu e eu também que era a hora de retornar ao clube. O torcedor, sempre que o encontrava na rua, perguntava \"Quando é que você vai a São Januário?\". Tudo isso mexeu muito com ele, até porque ele também é um vascaíno, foi cria de São Januário, desde a época do salão. Graças a Deus, deu tudo certo. Ele está ainda fazemos os exames. O Pedro vai completar os exames amanhã. Acredito que amanhã mesmo ele esteja assinando o contrato."

"Nós é que agradecemos todo o esforço, empenho e pensamento positivo também para que tudo desse certo. Graças a Deus, deu tudo certo. Acho que os verdadeiros vascaínos estão vibrando e torcendo muito para que o Pedro possa retornar logo aos campos e ajudar o Vasco a melhorar a situação no campeonato".

Lancetta fala sobre uma homenagem aos heróis da conquista da Taça Libertadores de 1998 - entre eles, Luizinho, ex-volante, e Pedrinho -, antes da partida contra o Cruzeiro, nesta quinta-feira (04/08), às 20h30min, em São Januário, pela 24ª rodada do Campeonato Brasileiro, uma semana após o 10º aniversário do título.

"Vai acontecer. Toda a programação está sendo elaborada lá pelo departamento de marketing. Isso vai acontecer provavelmente antes da partida. A gente está esperando que 15 ou 20 minutos antes os jogadores entrem em campo e sejam homenageados pela torcida. Anteriormente vai haver uma homenagem na entrada principal de São Januário, onde eles vão receber o carinho e os aplausos dos torcedores. Posteriormente eles entram em campo e serão homenageados antes do início da partida com o Cruzeiro".

Fonte: Vasco Expresso