Cariocas estréiam na Copa do Brasil
Botafogo e Vasco estréiam hoje na Copa do Brasil, contra o Operário-MS, em Campo Grande, e Botafogo-PB, em João Pessoa, respectivamente, tentando a conquista do título que, dos cariocas, apenas o Flamengo, em 1990, derrotando o Goiás, na final, possui. Volta Redonda, que recebe o América-MG; Cabofriense, que enfrenta o São Caetano em Cabo Frio; e Americano, que vai a Goiás jogar contra o Mineiros, são os outros times do Rio na competição.
O Grêmio, primeiro campeão, e o Cruzeiro são os clubes que mais vezes ganharam o troféu (quatro cada um). Os dois últimos campeões foram Santo André e Paulista, que derrotaram Flamengo e Fluminense, respectivamente, no Maracanã. O campeão da Copa do Brasil ganha vaga na Libertadores.
Depois de 21 anos da extinção da Taça Brasil, foi instituída, em 1989, a Copa do Brasil, competição de caráter eliminatório que, inicialmente, reunia os campeões estaduais e mais os vice-campeões dos estados mais representativos, num total de 32 clubes, com partidas de ida e volta. Mais tarde, o número de participantes foi aumentado e o regulamento atual prevê que 64 clubes integrem a competição que começa hoje e será disputada em seis fases.
O clube que somar o maior número de pontos ganhos ao final das duas partidas em disputa, no próprio grupo, em cada fase, estará classificado para compor os grupos das fases seguintes. Na primeira e segunda fases, caso o visitante vença a primeira partida por dois gols ou mais de diferença, se classificará automaticamente, sem precisar da segunda partida.
Os critérios de desempate, quando houver igualdade em pontos ganhos, serão os seguintes: 1º) maior saldo de gols; 2º) maior número de gols pró consignados nas partidas em que o mando de campo for do clube adversário; 3º) pênaltis.