Clube

Campeões de 1974 recebem homenagem em São Januário (foto)

\"Ex-jogadores

Se o Vasco hoje tem quatro títulos nacionais e uma Libertadores é porque, há 35 anos, um time conquistou o Campeonato Brasileiro e abriu o caminho para outras celebrações. Por isso, a diretoria cruzmaltina prestou neste sábado uma homenagem ao time que sagrou-se campeão brasileiro em 1974. A festa aconteceu no gramado de São Januário, neste sábado, antes da partida contra o Campinense, pela Série B.

Como há muito tempo não acontecia, o Vasco promoveu um encontro de ídolos, figuras históricas que protagonizaram a conquista, alcançada após vitória por 2 a 1 sobre o Cruzeiro no Maracanã. Recebidos por Roberto Dinamite, centroavante daquele time e hoje presidente do clube, os ex-jogadores receberam uma placa que lembrava o feito. Estiveram presidentes Jaílson, Gilson Paulino, Paulo César Puruca, Galdino, Gaúcho, Amarildo, Fidélis, Miguel e Alfinete, além do ex-goleiro Andrada, do técnico Mário Tavaglini e do presidente à época Agathirno Silva Gomes. Os falecidos Alcir Portela e Moisés foram representados por suas famílias.

À beira do campo, ao lado da taça levantada em 1974, Roberto Dinamite relembrava o significado da conquista do Vasco, a primeira de um clube carioca.

- Foi um momento único para mim, pois conquistamos um título e eu fui artilheiro do campeonato. Além disso, este início foi importante para as outras gerações. É algo que faz parte da história do Vasco - disse.

Apresentado como argentino pelo locutor oficial de São Januário, Andrada ressaltou ter se naturalizado brasileiro em 1970. De volta à sede do Vasco, o ex-goleiro foi uma das figuras mais celebradas. Ele não escondeu a emoção por comemorar o título conquistado há 35 anos.

- Vim da Argentina especialmente para este momento. Quando me convidaram, tive dúvidas em aceitar. Hoje sinto a mesma emoção de quando conquistamos o título. O Vasco me deu a metade de tudo o que faltava na minha vida.

Fonte: ge