Campanha do Vasco já supera a do Fluminense em 2009
A vitória por 2 a 1 sobre o Sport em casa nesse domingo, pela 27ª rodada do Campeonato Brasileiro, fez crescer de vez a esperança dos torcedores vascaínos pela permanência do Vasco na elite do futebol nacional. A missão é difícil, mas não impossível. Principalmente se a equipe do técnico Jorginho se inspirar em outro carioca.
O resultado do fim de semana fez o time cruz-maltino alcançar os 23 pontos, campanha melhor do que a do Fluminense na mesma altura do Campeonato Brasileiro de 2009, quando o tricolor tinha 98% de chance de cair, segundo os matemáticos, e se salvou no chamado "milagre".
Com a vitória diante do Sport, o Vasco deixou a lanterna da classificação e subiu para 19ª posição, empatado com o agora último colocado Joinville. No momento, os cariocas somam seis vitórias, cinco empates e 16 derrotas, com 16 gols marcados e 46 sofridos, o que resulta em nada menos que -30 de saldo.
O que todos já acreditam ser a reação vascaína começou na 24ª rodada. Nos últimos quatro jogos, foram dez pontos conquistados em três vitórias e um empate, com sete gols marcados. No primeiro turno inteiro, a equipe somou apenas 14 pontos.
Em 2009, ao final da 27ª rodada do Campeonato Brasileiro, a situação do Fluminense era pior. O time tricolor continuava na lanterna e havia conquistado 21 pontos - dois a menos do que o Vasco tem, no momento - com quatro vitórias, nove empates e 14 derrotas. A defesa era quase tão ruim quanto a do Vasco, mas o ataque bem mais agressivo: eram 26 gols a favor e 45 contra, com saldo de -19.
A reação do Fluminense começou um pouco mais tarde, na 28ª rodada. Nos 11 jogos finais do nacional daquele ano, o time de Fred - que acabava de chegar nas Laranjeiras - e companhia não soube mais o que era perder. Foram 25 pontos conquistados, com sete vitórias e quatro empates, que fizeram a equipe se salvar e terminar em 16º no Brasileiro com 46 pontos, um a mais que o Coritiba, o primeiro rebaixado.
O próximo desafio do Vasco para se inspirar no Fluminense de 2009 e dar sequência à reação será o clássico contra o Flamengo fora de casa no próximo domingo, às 16h (horário de Brasília). Mas antes disso, a equipe do técnico Jorginho vai ao Morumbi nesta quarta-feira para enfrentar o São Paulo no jogo de ida das quartas de final da Copa do Brasil, às 22h (horário de Brasília).
Fonte: ESPN Brasil