Futebol

Botafogo e Vasco duelam para esquecer "tropeços"

Botafogo e Vasco se enfrentam neste domingo, no Engenhão, às 18h30, em clássico em que ambos querem esquecer os empates obtidos no meio da semana, pela Copa do Brasil e Libertadores, respectivamente. O time alvinegro tem problemas com lesão e o técnico Oswaldo de Oliveira ainda não sabe se poderá ter a força total. Já pelo lado cruz-maltino, o técnico Cristovão Borges deu indícios de que utilizará uma equipe mista.

Depois do tropeço diante do Treze, o Botafogo jogará o clássico na tentativa de se redimir do resultado frustrante na Paraíba. Após o empate sofrido no último minuto, o Glorioso terá o retorno de praticamente todos os seus titulares para o jogo deste domingo, e se agarra nesse fato para sair com a primeira vitória em um clássico neste ano.

Fellype Gabriel volta após pancada na cabeça, assim como Andrezinho, que sentira a coxa direita. O primeiro não joga desde a partida contra o Volta Redonda, enquanto Andrezinho não atua desde a vitória sobre o Americano.

Já Marcelo Mattos e Loco Abreu, que foram poupados do jogo do meio de semana, também retornam em especial para o clássico. O uruguaio não vem atuando nos jogos de meio de semana, por determinação do departamento médico, que vem fazendo trabalho intensivo com ele. Por outro lado, Maicosuel é o desfalque certo. Lesionado na coxa direita, tem sua volta estimada em três semanas.

Oswaldo de Oliveira, por sua vez, mostra preocupação com Juninho e Diego Souza, que têm grandes possibilidades de atuar.

- Clássico é clássico, será um jogo decisivo. Todo jogo a gente faz para ganhar, para ter moral. Mas acima da moral, nós precisamos é da classificação. Juninho e Diego Souza vão jogar. Nesse momento, são minhas principais preocupações. Juninho é incrível, tem uma batida diferente na bola. É muito difícil de jogar contra ele. Ele já repetiu essa batida tantas vezes - disse.

Já Cristovão Borges ainda não revelou a escalação titular para o clássico, mas afirmou que deverá utilizar um time misto, ressaltando que a partida contra o Libertad (PAR) e a viagem ao Paraguai foram muito cansativas aos jogadores, que deixaram o gramado exaustos.

Há a probabilidade de Juninho, que foi poupado do jogo na competição sul-americana, volte a atuar. Diego Souza, que foi expulso e está fora do compromisso do meio de semana contra o mesmo Libertad, também tem chances de jogar.

- A tendência é que, como fiquei sem jogar e tivemos vários problemas com alguns jogadores, que deverão ser poupados... A tendência é que eu jogue domingo - confirmou Juninho, que completou:

- Clássico é sempre especial e bom de jogar. O Botafogo está com um time melhor que do ano passado e está praticamente na mesma situação que o Vasco. Todos precisam ganhar o Segundo Turno.

Quem pode voltar ao time titular é o atacante Eder Luis, que retornou aos gramados contra o Olaria, mas poucos dias sentiu um incômodo na coxa direita. Contra o Libertad (PAR), viajou com o elenco, mas não foi utilizado.

- É um jogo de grande motivação. Temos poucas lesões e, por isso, temos procurado planejar bem e bastante para evitar esse problema. Treinamos pouco e competição rápida é um perigo para os jogadores se machucarem. Clássico todo mundo quer jogar, é motivador. Esperamos fazer um grande jogo e conseguir a vitórias - ressaltou o técnico Cristovão Borges.

FICHA TÉCNICA
BOTAFOGO X VASCO

Local: Engenhão, Rio de Janeiro (RJ)
Data-Hora: 18/3/2012 - 18h30 (de Brasília)
Árbitro: João Batista de Arruda (RJ)
Assistentes: Wagner de Almeida Santos (RJ) e Jackson Lourenço (RJ)

BOTAFOGO: Jefferson; Lucas, Antônio Carlos, Fábio Ferreira e Márcio Azevedo; Marcelo Mattos, Renato, Elkeson, Andrezinho e Fellype Gabriel (Herrera); Loco Abreu. Técnico: Oswaldo de Oliveira

VASCO: Fernando Prass, Fagner, Douglas, Rodolfo e Dieyson; Nilton, Fellipe Bastos, Juninho e Jonathan; Eder Luis e Diego Souza. Técnico: Cristovão Borges

Fonte: Lancenet!