Como o projeto do Bournemouth está seduzindo o Rayan
Rayan disse ao Vasco que tem interesse em ir para o Bournemouth, da Inglaterra. Por que ele tem vontade de jogar neste clube? O ge explica.
O Bournemouth sinaliza com uma proposta em torno dos 35 milhões de euros para o Vasco pelo atacante. O jogador tem o sonho de atuar na Europa e de jogar no Campeonato Inglês, a liga com mais holofotes no mundo.
O estafe do atleta vê a transferência para o Bournemouth como um possível trampolim para outros clubes da Inglaterra e da Europa. O modesto clube inglês é o 15º colocado na Premier League, mas é uma das equipes que mais vendem jogadores no mercado europeu. Recentemente, o clube vendeu três jogadores para gigantes do continente:
- o zagueiro Huijsen para o Real Madrid;
- o lateral Kerkez para o Liverpool;
- o atacante Semenyo para o Manchester City.
O contrato de cinco anos oferecido a Rayan pelos ingleses também foi visto com ótimos olhos. O reforço mais caro da história do Bournemouth foi o atacante brasileiro Evanilson, por 37 milhões de euros, quando o jogador estava no Porto. Rayan chegaria ao clube para substituir Semenyo, maior venda da história do clube.
Rayan não quer bater na Europa e voltar para o futebol brasileiro cedo. Em entrevista ao ge, o atacante revelou que conversou com Philippe Coutinho para ter dicas de como ter uma carreira duradoura no Velho Continente.
— Eu pergunto muito para ele (Coutinho). Tem jogador que vai para a Europa cedo, mas bate e volta. Então falo: "Coutinho, me ajuda. Quero fazer meu nome na Europa também e depois fazer meu nome aqui no Vasco de novo. Pergunto para ele o que preciso fazer, para o Diniz.
O jogador conversou com seus empresários, e o estafe entendeu que o melhor para o atacante é ir um clube que lhe garanta tempo de jogo e desenvolvimento dentro de campo — e ele terá isso no Bounemouth. O grupo também analisava que isso seria possível no Borussia Dortmund, mas os alemães não acenaram com cifras que agradaram.
— Tem que trabalhar dentro e fora de campo, fazer psicólogo, nutricionista. Chegar lá bem para bater e ficar — disse Rayan.
Por isso, o estafe de Rayan vê a venda para o futebol inglês com bons olhos, mesmo que para um clube sem grande expressão. O atacante é monitorado pela Europa desde muito cedo. Depois de ter deslanchado em 2025, o jogador despertou interesse de gigantes como o Bayern de Munique e o Borussia Dortmund. Nenhum clube chegou tão perto de contratar Rayan como o Bournemouth.
Recentemente, o Zenit ofereceu uma proposta em valores parecidos aos cogitados pelo Bournemouth. Na ocasião, o Vasco nem cogitou a venda. Os russos ofereceram 31 milhões de euros, e a direção vascaína pediu 50 milhões de euros para concretizar o negócio.
O Vasco não cogitou a venda porque Rayan não tem interesse em ir para o futebol russo. O jogador tem o sonho de atuar na Europa e disputar as principais competições do continente. Os clubes russos estão fora dos torneios da Uefa pela guerra no país com a Ucrânia.
Uma venda de Rayan para outro mercado, sem ser o das principais ligas europeias, só seria cogitado em caso de valores irrecusáveis. Quanto maior a proposta financeira, mais porcentagem Rayan tem da transferência.
Nos valores estimados para a transferência de Rayan, o Vasco teria 70% dos direitos econômicos do jogador. A porcentagem pode cair para até 60%, a depender dos valores finais da possível venda.
Dentro de São Januário, entende-se que será muito difícil segurar Rayan por mais tempo. O camisa 77 foi o destaque da vitória do Vasco contra o Maricá, nesta quinta-feira. Ele foi aclamado pela torcida, que gritou para o jogador ficar por mais tempo.
Fonte: ge