Futebol

'Bom na bola aérea, inseguro, aposta'... Comentaristas analisam Danilo Boza

Contratado horas antes do fechamento da janela de transferências, no último dia 12, Danilo Boza se prepara no CT Moacyr Barbosa para ficar à disposição do Vasco para o próximo jogo, contra a Chapecoense, às 21h30 de sexta-feira, na Arena Condá. Profissionais que acompanharam o zagueiro no Juventude acreditam que ele chega como aposta ao Rio de Janeiro.

- Começou fazendo boas atuações no Gauchão, mesmo com as más atuações de uma equipe que quase caiu no Estadual. Não comprometeu, ao menos - avaliou o comentarista Diogo Olivier.

Danilo é um jogador jovem, com apenas 23 anos, e que já experimentou a Série A do Brasileirão com desempenho regular no Santos em 2021. Com facilidade para jogar com as duas pernas, apesar de destro, o defensor também pode ser usado na lateral direita.

Fez sua estreia como profissional aos 18 anos no Mirassol e passou também por Braga (Portugal), Figueirense, Athetico-PR e Santos antes de chegar ao Juventude nesta temporada. Não conseguiu se firmar como titular na equipe gaúcha e perdeu espaço na reta final do estadual. Tem no Vasco a chance de emplacar a carreira, o que é visto com bons olhos pelo comentarista Mauricio Saraiva.

- A grande ajuda que Danilo Boza pode dar ao Vasco é o jeito de encarar a chance num clube grande como se fosse um prato de comida. É um zagueiro de boa velocidade e bola aérea que pode ajudar na missão principal da temporada - destacou Saraiva.

Com bons jogos pelo Athletico-PR em 2020, onde marcou um gol e deu duas assistências em cinco jogos, Danilo Boza voltou ao Mirassol após o Campeonato Paranaense e despertou a atenção do Santos para o ano seguinte. No clube da Vila Belmiro emplacou sequência de jogos na reta final da temporada, o que o fez chegar ao Juventude com contrato longo.

Como o time gaúcho conseguiu a liberação do zagueiro Vitor Mendes junto ao Atlético-MG, optou por ceder Danilo Boza ao Vasco até o fim de 2022. Em busca de se firmar na carreira, o defensor chega respaldado pela qualidade do jogo aéreo, os passes verticais, a marcação agressiva e a boa velocidade, além da versatilidade. Precisa ganhar maturidade, mas se apresenta como boa opção quando Zé Ricardo não puder escalar Anderson Conceição ou Quintero. Veja abaixo as análises:

Diogo Olivier - comentarista

“É uma aposta. Surgiu no Mirassol, passou pelo Santos no Brasileirão passado sem destaque e chegou com certa grife de garimpagem no Juventude. Começou fazendo boas atuações no Gauchão, mesmo com as más atuações de uma equipe que quase caiu no Estadual. Não comprometeu, ao menos. Fechou a competição na reserva. Sua carreira ainda não emplacou".

Mauricio Saraiva - comentarista

"A grande ajuda que Danilo Boza pode dar ao Vasco é o jeito de encarar a chance num clube grande como se fosse um prato de comida. Ainda que o Vasco da Gama esteja na Série B, é um clube enorme que repercute como se estivesse na Série A. Danilo é um zagueiro de boa velocidade e bola aérea que pode ajudar o Vasco na missão principal da temporada, o retorno à Série A".

Roberto Peruzzo - repórter do ge no Rio Grande do Sul

“Contratado com um longo vínculo junto ao Juventude, Danilo Boza iniciou o Campeonato Gaúcho como titular, mas nunca conseguiu se firmar como a melhor opção para formar a dupla de zaga. Com a chegada do experiente Paulo Miranda, o jogador acabou perdendo espaço no time. Durante o estadual, chegou a comprometer em alguns jogos ao quebrar a linha de defesa para tentar um bote mais avançado, o que acarretou em espaço nas costas e, até mesmo, gols dos adversários. Além disso, apesar de ter boa qualidade, se mostrou muito inseguro na saída de bola”.

Fonte: ge