Futebol

Blogueiro:Vitória dá moral e mostra que Vasco pode vencer líderes

Muitos predisseram uma goleada; outros estavam conformados com uma derrota digna. Alguns poucos acreditavam em um empate. Mas no fim das contas, acertaram os raros vascaínos que confiavam na vitória: o Vasco jogou com segurança, bateu o Coritiba em pleno Couto Pereira e ganhou sua primeira partida fora de casa.

Jogando no 3-5-2, os donos da casa não conseguiram impor seu jogo. Congestionaram o meio de campo, mas com Alex e Lincoln, dois armadores mais lentos, não conseguiram superar a boa marcação feita pelo Vasco. Sem conseguir acionar seus atacantes e alas, o Coritiba se surpreendeu com um adversário bem mais complicado do que imaginavam. Com seu trabalho facilitado pelo gol logo no começo, o Vasco pode jogar com mais tranquilidade, valorizando a posse de bola e subindo ao ataque na boa. Dominamos todo o primeiro tempo, correndo muito poucos riscos. E quando os donos da casa tiveram uma chance clara de marcar, Diogo Silva impediu que Alex empatasse a partida com uma finalização na pequena área.

No segundo tempo, o bom treinador Marquinhos Santos mexeu no Coritiba e suas alterações surtiram efeito. Surpreendentemente, a saída do craque Alex deixou o Coxa melhor, mais agressivo e conseguindo jogar pelas pontas. Seus dois laterais começaram a aparecer e, ajudados pelo recuo talvez excessivo do Vasco, passaram a dominar o jogo. Apesar disso, pouco perigo levaram ao nosso gol. O miolo de zaga, Abuda, Wendel e Henrique fizeram boa partida e impediram que o Coritiba transformasse seu ímpeto em chances de gol. E quanto mais o Coritiba atacava, mais dava espaços para o Vasco contra-atacar. Tanto que tivemos mais próximos de ampliar – principalmente com Fagner e Marlone – que de sofrer o empate.

O Vasco se segurou até o fim e conseguiu a vitória. Como nos mantivemos na 10ª colocação, os três pontos foram mais importantes para levantar a moral da equipe que para a classificação. Tudo bem. Nesse momento, era mais importante provar que o time poderia jogar com alguma consistência e que, mesmo fora de casa e contra um dos líderes da competição, podemos vencer. Agora é trabalhar para seguir crescendo na competição: quarta que vem temos outra partida como visitante e uma nova sequência de vitória é o que precisamos para trazer mais confiança para o time e para todos os vascaínos.

Fonte: Blog do Torcedor - ge