Beach soccer: Seleção perde nos pênaltis e decidirá 3º lugar
Com drama do início ao fim, a seleção brasileira acabou eliminada, nos pênaltis, pelo Paraguai e está fora da disputa do título das Eliminatórias da Conmebol. Foi uma derrota histórica. Até este sábado, o Brasil havia vencido todos os 30 jogos que havia disputado na competição. Após um empate, no sufoco, no tempo normal por 6 a 6, o Brasil perdeu nos pênaltis após o vascaíno Bruno Xavier desperdiçar a cobrança. Agora, a equipe de Júnior Negão precisa vencer a disputa de terceiro lugar para garantir vaga no Mundial do Taiti.
O primeiro período foi marcado pela quantidade de gols. Oito no total. Entre idas e vindas à frente do placar, brasileiros e paraguaios proporcionaram um início de jogo muito corrido em que os ataques se destacaram mais do que as defesas, justificando o resultado parcial de 4 a 4.
Na volta do intervalo, as equipes passaram a se estudar mais e arriscar menos. Quem teve um pouco mais de ousadia foi o Paraguai, que conseguiu desempatar em gol de Moran. A partir daí, o Brasil teve que sair para o jogo, abusou de perder gols e, em virtude disso, passou a conceder mais espaços em quadra.
Irreconhecível, a seleção verde e amarela voltou para o último período em desvantagem no placar. O mau momento da equipe comandada por Júnior Negão na partida resultou no sexto gol paraguaio, marcado pelo capitão Barrientos, em cobrança de pênalti. Perdendo por 6 a 4, o Brasil foi para o tudo ou nada. Na raça, Bruno Xavier anotou dois gols, empatou o jogo, forçou a prorrogação e reacendeu as esperanças de classificação.
Sob sol forte, a prorrogação não teve o mesmo ritmo dos primeiros períodos. Os jogadores sentiram o calor e passaram a evitar o desgaste. Com o empate por 6 a 6, o jogo foi decidido nos pênaltis. Nas cobranças, Lopez converteu a primeira. Para se manter com chances de ir à final, a seleção brasileira precisava marcar e levar a disputa adiante. Porém, Bruno Xavier, antes herói do empate, desperdiçou sua cobrança.
Com a derrota, o Brasil agora precisa vencer a Argentina ou o Equador, na disputa de terceiro lugar, para garantir vaga no Mundial do Taiti.