Outros Esportes

Beach Soccer: Bruno Xavier, do Vasco, viaja para a Europa

Depois do segundo Mundialito de Clubes de futebol de areia, realizado em São Paulo, os jogadores brasileiros arrumaram as malas rapidamente e embarcaram para a Europa de olho nos campeonatos disputados durante a primavera e o verão do Velho Continente. É o caso dos atletas da seleção brasileira Bruno Xavier, Jorginho e Datinha, que representarão a equipe Kristall, na Rússia, e Fred e Rafinha, que vão disputar a Liga Italiana pelo Catania.

O atacante Jorginho participa de torneios na Europa desde 2007. Ele jogou por três anos no campeonato italiano e, nas duas últimas temporadas, marcou presença em torneios na Rússia ao lado de outros jogadores brasileiros. Na histórica cidade de São Petersburgo, no norte do país, ele afirma que se sente à vontade.

- Esse periodo é bom porque no Brasil temos poucos ou nenhum campeonato e é o verão da Europa, com temperatura por volta de 20ºC, o que para os jogadores é otimo. Em três meses, conseguimos jogar em outros países e ganhar um salário bacana. Fora que o mercado está enorme. Países como Rússia, Itália, Israel, Suiça, têm investindo forte no esporte e abrindo vagas pra vários atletas - disse Jorginho.

O ala Bruno Xavier, eleito o craque do último campeonato russo atuando pela Strogino, explica que a estrutura oferecida aos atletas tem chamado a atenção dos brasileiros.

\"Bruno
Bruno Xavier, Jorginho e Datinha ao lado dos companheiros da equipe Kristall (Foto: Arquivo Pessoal)

- Tudo aqui é diferente. Temos uma arena fixa para treinar e as melhores condições possíveis para trabalhar, até mesmo falando em relação ao salário oferecido. É um campeonato duro e que reúne grandes craques. Fisicamente falando, é o mais forte do mundo - declarou Xavier, que também atua pelo Vasco no Brasil.

\"BrunoXavier é abraçado por Jorginho e Datinha após o gol na estreia do Kristall (Foto: Arquivo Pessoal)

Uma das revelações do futebol de areia brasileiro, o atacante Datinha, de 24 anos, também vai jogar no Kristall. Antes de entrar em quadra para disputar a fase classificatória do Campeonato Russo, que vai de 30 de maio a 3 de junho, o jogador maranhense recebeu elogios.

- Ele (Datinha) vem jogando com a gente na seleção e estamos entrosados. É bem legal ver o quanto ele está crescendo no esporte e me sinto honrado em abrir mais essa porta. É muito importante ver mais um jogador brasileiro conquistando espaço na Europa - afirmou Jorginho.

Feliz com a chance de conhecer a Europa e disputar pela primeira vez um campeonato fora do Brasil, Datinha tenta se adaptar à Rússia e diz que não desgruda do Ipad nas horas vagas.

- É uma experiência boa e tudo muito novo para mim. Estou feliz por estar ao lado de dois amigos como o Bruno e Jorginho, que têm me ajudado bastante. Sinto um pouco de frio ainda, treinamos com agasalho, mas nada que atrapalhe em quadra. No hotel em que estamos, minha diversão é passar o tempo jogando no Ipad do Xavier - contou Datinha.

O time dos brasileiros bateu o City por 8 a 2 na estreia, com um gol de cada, pelo grupo B, que ainda tem Spartak Moscou e Submariner. A chave A possui CSKA, KeyStone, Alex e Sputnik. Os líderes de cada chave avançam para a fase principal do Campeonato Russo.

Aventura em Lisboa: Fred e Rafinha recarregam energias para temporada italiana


\"RafinhaRafinha observa um tubarão no Oceanário, um dos maiores aquários do mundo(Foto: Arquivo Pessoal)

Antes de vestir a camisa do Catania na Liga Italiana, os jovens Fred e Rafinha, de 23 anos, recarregaram as energias na charmosa Lisboa. Por conta de um problema na conexão até a Itália, a dupla passou o dia na capital portuguesa, onde conheceu alguns pontos turísticos, como o Parque das Nações. Dentre as atrações do local, estão o museu de ciência e tecnologia, o teleférico, a emblemática Torre Vasco da Gama (edifício mais alto da cidade), o Oceanário e uma marina, situada no estuário do Tejo, rio mais extenso da Península Ibérica.

- Passamos o dia todo em Lisboa, foi maneiro. Como viajamos muito a trabalho, ficamos sem tempo para curtir o lugar. Viajar, jogar bola e encontrar os amigos é felicidade na certa. Na Itália, são três meses de disputa, o que acaba nos \"obrigando\" a vivenciar a cultura do país. Além disso, trabalhamos com o que amamos. Joguei pelo Catania em 2010 e 2011, estou completamente adaptado e já virei até cidadão italiano - comentou Fred, um dos três artilheiros da Liga Italiana de 2010, com 20 gols.

\"Rafinha
Com a Ponte Vasco da Gama ao fundo, Fred e Rafinha visitam o Parque das Nações (Foto: Arquivo Pessoal)

Enquanto o atacante da seleção brasileira disputa a temporada na Itália pelo terceiro ano consecutivo, esta é a primeira vez do companheiro Rafinha no \"país da bota\". Ansioso pela estreia, o jogador diz que vem motivado do II Mundialito de Clubes, torneio realizado em São Paulo.

- A expectativa é a melhor possível. Viemos motivados do Mundialito e vamos disputar um dos torneios mais importantes do mundo, assim como o Campeonato Russo e o Brasileiro. Os times se reforçaram com atletas como Bruno Malias (Santos), Del Mestre (Boca) e Palmati (Milan). Muitos jovens da nossa idade sonham viajar pelo mundo, mas não têm recursos financeiros. No entanto, esta não é uma viagem de turismo. Aproveitamos para conhecer as cidades quando estamos de folga. É uma experiência pessoal e profissional maravilhosa - finalizou Rafinha.

Os brasileiros estreiam pela Copa Itália nesta quinta-feira, contra o Clodiense. Outros 12 times disputam o torneio, que vai até o próximo domingo: Belpassese, Canalicchio Catania, Catania, Catanzaro, Lamezia Terme, Panarea Catanzaro, Terracina, Colosseum, Friuli, Mare di Roma, Alma Juventus Fano, Sambenedettese e Viareggio.

Fonte: ge