Basquete: André Barbosa fala sobre e pré-temporada do Vasco
André Barbosa sabe a responsabilidade que tem. O técnico está à frente de um clube com títulos e tradição de sobra. A expectativa para a décima edição do NBB é alta. Pudera. O Vasco se reforçou com nomes de peso, como Fúlvio, Guilherme Giovannoni, Lucas Mariano, entre outros. É “elenco para chegar”, como bem sabe o treinador. Para ele, o poderio da equipe não aumenta a pressão. Brigar para ser campeão faz parte do DNA do Gigante da Colina.
“Responsabilidade, para falar a verdade, é desde a temporada passada. Quando você vem para o Vasco, não interessa se tem time A, B ou C, sempre tem responsabilidade de ganhar pela tradição, pela grandeza do clube e pela expectativa de todo mundo. Sabemos do esforço que a diretoria fez para montar um elenco desse, numa hora de crise no Brasil. O Vasco está de parabéns por montar um time supercompetitivo para gente chegar”, declarou o técnico.
O treinador chegou ao Vasco no decorrer da temporada passada. A carreira de técnico é recente – será o quarto NBB dele. Após dirigir Limeira e Rio Claro, André Barbosa encara o maior desafio na função. Ele também tira de letra e mostra personalidade à frente do Gigante da Colina.
“É o maior desafio, mas temos de querer isso aí. Quem não estiver pronto para isso, não poderia estar num clube desse”, acrescentou.
O Vasco é o terceiro time de André Barbosa como técnico. Ex-jogador, ele foi assistente em Limeira e depois assumiu o clube paulista, pelo qual chegou à semifinal do NBB 7. Na temporada seguinte, por Rio Claro, parou nas quartas de final. A chegada ao Gigante da Colina foi em dezembro de 2016. Ele levou ao time ao playoff, mas foi eliminado nas oitavas de final, pelo Pinheiros.
O elenco do Vasco foi reformulado. Apenas os armadores Nezinho e Bruninho e o ala-armador David Jackson continuam na Colina. Oito jogadores chegaram: Fúlvio, Dedé Stefanelli, Gustavo, Gui Deodato, Guilherme Giovannoni, Chris Hayes, Renato e Lucas Mariano. Trabalho do zero? Nem tanto. André Barbosa já dirigiu a maior parte do time.
Conhecidos no Vasco
Em Limeira, Nezinho, David Jackson e Chris Hayes trabalharam sob o comando do técnico. Em Rio Claro, a parceria foi com Gui Deodato e Dedé Stefanelli. Além disso, o Vasco conta com outro trio que se conhece bem: Fúlvio, Giovannoni e Lucas Mariano defenderam o Brasília na última temporada.
“Ajuda muito, principalmente os três jogadores que trabalharam comigo em Limeira e os dois em Rio Claro. Já conhecem a filosofia do sistema e ajudam os outros. Os três que vieram do Brasília jogavam de uma determinada maneira. Então não é uma coisa fácil. Estamos aprendendo e nos conhecendo, como se joga em conjunto. Temos 11 jogadores para rodar. Não tem mais espaço para jogador atuar trinta e tantos minutos, porque não é o jogo atual”, analisou André Barbosa.
Tempo para trabalhar e azeitar máquina não falta. A pré-temporada é longa até a estreia no NBB, em novembro (a tabela completa ainda não foi divulgada), em função do cancelamento do Campeonato Carioca. André Barbosa não fica em cima do muro. Não jogar um estadual é uma experiência nova, mas traz um lado positivo.
“Nunca vivi isso. Fiquei nove anos em São Paulo. Sabemos como é corrido o calendário paulista. Eu achei, sinceramente falando, muito bom por um lado, porque o time é novo. Está se construindo um time, uma filosofia. Estamos nos conhecendo. Então, estes três meses de preparação é algo que acho válido nesta hora, para nos conhecermos e aplicar uma nova filosofia. Por outro lado, se tivesse o Carioca, pegaríamos um ritmo maior, principalmente contra Botafogo e Flamengo, seria viável. Mas gostei deste tempo”, encerrou.
Fonte: Basquete 360Mais lidas
- 0 Baran: Edu Gaspar já fez contato telefônico com Pedrinho TOP
- 0 Felipe pode surpreender na escalação da lateral contra o Atlético-GO
- 0 Quem não vai para o jogo e pendurados de Vasco x Atlético-GO
- 0 Atletas que tiveram poucas oportunidades podem ganhar minutagens com Felipe
- 0 Elogiado por Tite, Felipe cumpre 'sonho' de treinar o Vasco
- 0 Mudança de postura, alterações táticas e mais: como será a estreia de Felipe
- 0 Nicola: Marinakis tem histórico de contratar jogadores de impacto
- 0 Paulinho volta a ser relacionado; Adson e Estrella só devem voltar em 2025
- 0 Novidade na zaga? Luiz Gustavo é relacionado para Vasco x Atlético-GO
- 0 Analisa Vasco: Galdames foi preterido da lista de relacionados