Base: Com Andrey e Marlon Gomes, Brasil estreia na Revelations Cup
Uma competição para apresentar futuras lendas do esporte. É assim que a Revelations Cup U-20 (Copa das Revelações), torneio organizado pela Federação Mexicana de Futebol, se apresenta para sua primeira edição. Realizada na cidade de Celaya, no estado de Guanajuato, a competição reunirá as equipes Sub-20 de Brasil, Colômbia, Estados Unidos e do México.
A rodada de abertura do torneio será nesta quarta-feira (10) com o duelo entre a Seleção Brasileira e os Estados Unidos às 20h (horário de Brasília). A CBF TV transmite o jogo ao vivo no site da CBF e no canal oficial no Youtube.
No último treino, nesta terça-feira (9), na Universidade Latina de México, Dudu Patetuci fez os últimos ajustes para a estreia. Trabalhou os movimentos ofensivos e defensivos da equipe, além da variação de jogadas e os posicionamentos nas bolas paradas. O técnico não adiantou qual equipe começa a partida contra os americanos.
A Seleção Brasileira desembarcou no México com 23 jogadores nascidos nos anos de 2003 e 2004. O objetivo é aproveitar a disputa internacional como preparação para as competições oficiais sub-20 em 2023. A primeira será o Torneio Sul-Americano Conmebol, classificatório para a Copa do Mundo da FIFA da categoria.
Revelations Cup - regulamento
O Torneio será disputado em três rodadas de jogos nos dias 10, 13 e 16 de novembro. Todos se enfrentarão, e a Seleção que somar mais pontos fica com o troféu de vencedor. Os critérios de desempate serão o saldo de gols seguido pelo número de gols pró.
Todos os jogos serão realizados no Estádio Miguel Alemán Valdes, do Celaya Fútbol Club. Além do trófeu para a seleção campeã, o torneio também irá premiar o melhor jogador, o artilheiro e o melhor goleiro. Como acontece nos principais torneios de base, o quesito Fair-Play também será reconhecido.
Para ficar de olho!
Marcos Leonardo, Sávio e Matheus Nascimento: o trio de atacantes de Santos, Atlético-MG e Botafogo, respectivamente, tem muita experiência na Seleção Brasileira apesar da pouca idade. Juntos, eles somam 23 gols marcados em jogos oficiais vestindo a Amarelinha nas categorias inferiores.
Sávio e Matheus Nascimento foram campeões Sul-Americanos em 2019 na categoria sub-15. Já Marcos Leonardo participou do ciclo da Seleção Brasileira Sub-17 campeã do mundo no mesmo ano, no torneio realizado no Brasil.
Além disso, o trio também agrega a experiência adquirida nas equipes profissionais de seus times. Marcos fez gol em jogo da Libertadores da América e participou de vários jogos do Brasileirão pelo Santos. Sávio e Nascimento são relacionados constantemente para os jogos de Atlético e Botafogo. De olho neles!
Patryck Lanza - Campeão do Mundo Sub-17
Outro personagem desta Seleção para o torcedor ficar de olho na Revelations Cup é o lateral Patryck Lanza, da base do São Paulo. "PTK" como é chamado entre os companheiros de time fez parte do grupo campeão do mundo sub-17 em 2019. Foi escolhido o melhor lateral esquerdo da competição e marcou um gol importante nas quartas de final do torneio contra a Itália.
Patryck é um dos experientes do grupo convocado por Dudu Patetuci. É o único que estava em campo no último encontro com os Estados Unidos em jogos da base brasileira. Em 2019, o Brasil fechou a preparação para o Mundial contra os americanos em amistoso realizado na Granja Comary, em Teresópolis. A Seleção Sub-17 venceu por 4 a 1 com gols de Gabriel Veron, Kaio Jorge, Diego Rosa e Saldana (contra).
Dono de muita força física e técnica, Patryck se destaca também por seu desempenho nas bolas paradas. No Sul-Americano Sub-17 de 2019, inclusive, o lateral marcou um gol olímpico contra a Colômbia, um dos adversários do Brasil na Revelations Cup.
Programação de jogos Revelations Cup - México - Novembro/2021
Rodada 1
BRASIL x Estados Unidos
Data: 10/11 (quarta-feira)
Hora: 20h (horário de Brasília)
México x Colômbia
Rodada 2
BRASIL x México
Data: 13/11 (sábado)
Hora: 21h (horário de Brasília)
Colômbia x Estados Unidos
Rodada3
BRASIL x Colômbia
Data: 16/11 (terça-feira)
Hora: 22h30 (horário de Brasília)
México x Estados Unidos
Fonte: CBF