Futebol

Auxiliares técnicos ganham cada vez mais espaço no Brasileirão

Uma das surpresas do Campeonato Brasileiro pelo bom futebol, o Grêmio tem um diferencial em relação aos times que iniciaram a 17ª rodada do Campeonato Brasileiro no G6, o grupo dos classificados para a Libertadores. A equipe de Porto Alegre, vice-colocada, é a que tem menos auxiliares técnicos na comissão. Tem apenas um para ajudar Renato Gaúcho, enquanto os adversários tem duplas, trios e até quartetos. 

O escudeiro de Renato Gaúcho é Alexandre Mendes, que vive nesta passagem a sua terceira pelo Grêmio (sempre acompanhando o treinador). Ano passado ele até chegou a comandar a equipe contra o Cruzeiro pela semifinal da Copa do Brasil porque o "titular" estava suspenso. Repetiu isso diante do Flamengo, em 8 de fevereiro deste ano, porque o comandante decidiu poupar os principais nomes do time e acabou se poupando também. 

A escolha tem se mostrado não apenas eficaz, como também interessante financeiramente. Afinal o clube gaúcho economiza abrindo mão de mais auxiliares. 

O Santos, adversário do Grêmio na tarde deste domingo - às 16h (de Brasília), na Arena gremista - tem uma realidade diversa e, comparado ao time tricolor, pode ser afirmar que "ostenta" auxiliares. Tem quatro. Levir Culpi está acompanhado de Luiz Roberto Matter, a quem indicou, e os ex-jogadores Serginho Chulapa, Elano e Marcelo Fernandes - estes três são integrantes da comissão fixa do time da Vila Belmiro, sendo que os dois últimos tiveram problemas com Dorival Júnior. 

O líder Corinthians tem três auxilares para Fábio Carille. O Flamengo, quarto na classificação, tem dois para ajudar Zé Ricardo. Ambos os times também se enfrentam neste domingo, às 16h (de Brasília), na Arena Corinthians, em São Paulo. 

O Palmeiras, que começou a rodada na quinta posição, também tem um quarteto, sendo que Cuquinha é filho de Cuca e Alberto Valentim saiu em dezembro e retornou recentemente ao clube. Por fim, o Sport tem tem dois auxiliares trabalhando com Vanderlei Luxemburgo. 

Ter mais ou menos auxiliares, no entanto, não significa mais ou menos sucesso. Há exemplos que mostram bem isso. 

A exemplo do Grêmio, o Atlético-MG e a Chapecoense tem apenas um auxiliar técnico cada um em suas comissões. Apesar disso iniciaram a 17ª rodada na 13ª e na 11ª colocações, respectivamente. 

Diogo Giacomini ajuda o técnico Rogério Micale na equipe de Belo Horizonte, tendo inclusive assumindo o time interinamente em um jogo. Talvez o "Galo" seja a equipe com o trabalho mais decepcionante até aqui, levando-se em conta o bom elenco, com Fred, Robinho, entre outros. 

Emerson Cris, que também já foi técnico interino, auxilia Vinícius Eutrópio na Chapecoense. Ele já estava na função quando o treinador era Vágner Mancini. O trabalho na equipe é razoável, uma vez que a ameaça do rebaixamento é uma preocupação real. 

O Bahia faz parte do grupo que tem um número maior de auxiliares. São três ajudando Jorginho, mas a equipe é apenas a 14ª na tabela, com 19 pontos. O Atlético-GO, que é o lanterna, também tem três, sendo que um deles (João Paulo Sanches) está como técnico interino neste momento. 

O Vasco é outro clube com três auxiliares ajudando Milton Mendes e está na nona colocação. 

Veja abaixo a situação de cada um dos 20 times da Série A do Brasileiro. 

A ordem abaixo foi definida de acordo com a classificação do Campeonato Brasileiro antes do início da 17ª rodada. 

1º CORINTHIANS - 40 pontos 
Osmar Loss 
Leandro da Silva 
Fábio Félix 

2º GRÊMIO - 32 
Alexandre Mendes 

3º SANTOS - 30 
Luiz Roberto Matter 
Serginho Chulapa 
Elano 
Marcelo Fernandes 

4º FLAMENGO - 28 
Jayme de Almeida 
Cleber dos Santos 

5º PALMEIRAS - 26 
Cuquinha 
Eudes Pedro 
Alberto Valentim 
Cláudio Patres 

6º SPORT - 24 
Júnior Lopes 
Daniel Paulista 

7º BOTAFOGO - 24 
Emilio Faro 
Felipe Conceição 

8º VASCO - 23 
Ednelson Da Conceição Silva 
Valdir Bigode 
Silveira 

9º CRUZEIRO - 22 
Sidnei Lobo 
James Freitas 

10º PONTE PRETA - 21 
Juninho 
João Brigatti 

11º CHAPECOENSE - 21 
Emerson Cris 

12º FLUMINENSE - 21 
Leomir 
Edevaldo de Freitas 

13º ATLÉTICO-MG - 20 
Diogo Giacomini 

14º BAHIA - 19 
Luisinho Quintanilha 
Preto Casagrande 
Luiz Iubel (coordenador de treinos) 

15º CORITIBA - 19 
Cleocir dos Santos (Tico) 
Eduardo Ferreira 

16º ATLÉTICO-PR - 17 
Kelly 
Alexandre Mendonça Veiga 

17º AVAÍ - 17 
Evando Camillato 
Fabrício Bento da Cunha 

18º SÃO PAULO - 16 
Lucas Silvestre 
Leonardo Porto 

19º VITÓRIA - 12 
Valter Abrantes [também é coordenador físico] 
Flávio Tanajura 

20º ATLÉTICO-GO - 9 
João Paulo Sanches [hoje é técnico interino] 
Danilo Portugal [foi promovido do sub-19] 
Rafael Cotta [era analista de desempenho] 


 

Fonte: ESPN.com.br