Futebol

As contas do Vasco pelo acesso

Com a derrota para o Sampaio Corrêa, nesta quinta-feira (27/10), o Vasco ainda não está garantido na Série A de 2023. O Cruz-Maltino tem 59 pontos, contra 58 do Bahia, 54 do Ituano, 53 de Londrina e Sport.  O Sampaio tem 55 pontos, mas apenas uma partida pela frente (contra duas dos demais rivais) e por isso não se torna um problema para o acesso do Vasco.

Curiosamente, dependendo das combinações, o Vascão pode terminar  a Série B até na 6ª posição. As contas são muitas e os jogos desta sexta-feira, que encerram a 37ª e penúltima rodada, vão clarear um pouco as coisas.

Assim, dependendo do que ocorrer, o Cruz-Maltino pode fechar a rodada em terceiro lugar e celebrar o acesso. Para isso torce por derrota do Bahia, empate de Londrina x Ituano e tropeço do Sport.

Pode não garantir vaga, mas ficar com ela muito encaminhada (se ocorrer empate em Londrina x Ituano).

Ou o time da Colina pode seguir para a última rodada em situação delicada (vitórias de Bahia e Ituano), pois se perder a sua partida em Itu seguirá na Série B.

Londrina x Ituano

A situação: Londrina recebe o Ituano, às 19h. O Ituano tem 54 pontos e o Londrina 53. Ambos ainda podem ultrapassar o Vasco.

Caso o Ituano vença – O time de Itu vai a 57 pontos e enfrentará o Vasco na última rodada, em casa. Esta é a pior situação para o Cruz-Maltino.  Afinal, o Vasco jogaria pelo empate, mas se perder será ultrapassado pelos paulistas. Ainda assim, o Vasco teria uma chance de acesso. Mas, para isso, dependeria de duas derrotas do Bahia.

Empate – Este é o melhor quadro, pois elimina os dois rivais. O acesso só estaria em risco se o Sport vencesse seus  dois jogos por goleada e o Vasco perdesse na rodada final para o Ituano. Mas os pernambucanos teriam de tirar  diferença no saldo (hoje em 11 a 2 a favor do Vasco). Beira o impossível.

Caso o Londrina vença – Não é de todo ruim para os cariocas. O Londrina eliminaria o Ituano, que entraria sem chance de acesso no jogo com os cariocas. E o Londrina, para ultrapassar o Cruz-Maltino, teria de vencer na última rodada e o time do Rio perder o jogo. Além disso, os paranaenses teriam de tirar o saldo de gols (11 a 2 a favor do Vasco, tal e qual o Sport)

Sport x Operário

A situação: O Sport enfrenta o rebaixado Operário às 19h (de Brasília), em casa.

Caso o Sport vença – O time iria a 56 pontos e, com isso, o Vasco ainda correria risco de ser ultrapassado pelo Leão. Mas há um detalhe: teria de tirar a diferença no saldo de gols (11 a 2).

Sport empata ou perde – Sport sem chance de ultrapassar o Cruz-Maltino.

Bahia

Não custa ao torcedor do Gigante da Colina secar o Bahia. Afinal, se os baianos perderem seus dois jogos (Guarani, nesta sexta, e CRB, fora na rodada final) terminariam atrás do Vasco. Assim, o Vasco só não subiria se perdesse para Ituano e o  Sport (vencendo seus jogos) tirasse a atual diferença que o Vasco tem no saldo (11 a 2).

Fonte: Jogada 10