Após vexame, grandes do Rio emplacam domínio inédito
Um mês após ver o Estadual dominado por América, Cabofriense, Volta Redonda e Madureira, os grandes do Rio de Janeiro deram a volta por cima em grande estilo. Com a classificação de Flamengo, Fluminense e Vasco, o Estado assegurou um domínio inédito nas semifinais da Copa do Brasil.
Será a primeira vez desde a criação da competição em 1989 que três representantes do mesmo estado estão entre os quatro concorrentes ao título. O \"forasteiro\" no mini-Carioca é o Ipatinga, representante de Minas Gerais e também da zebra. O clube está na Série C do Brasileiro e comprova uma tendência nos últimos anos, já que as semifinais da Copa do Brasil vem tendo um time de fora da elite desde 2001.
O Rio de Janeiro tem grandes chances de abocanhar o título e, de quebra, a vaga na Libertadores de 2007, que deixou escapar com Fluminense e Flamengo, vices nos últimos três anos. Até hoje, a Copa do Brasil só foi conquistada por um time carioca em 1990, quando o Flamengo faturou a taça.
Com três semifinalistas, o estado da \"Cidade Maravilhosa\" estabelece uma nova marca em 18 edições da Copa do Brasil. Até hoje, o máximo que um estado havia conseguido fora dois semifinalistas simultâneos. A última oportunidade que isso ocorreu foi em 2002 com São Paulo e Corinthians, que venceu o arqui-rival nas semifinais e conquistou o título.
Antes disso, a competição teve dois conterrâneos em 2001 (Ponte Preta e Corinthians), 2000 (Cruzeiro e Atlético-MG, e Santos e São Paulo), 1999 (Juventude e Inter), 1998 (Palmeiras e Santos), 1997 (Palmeiras e Corinthians), 1995 e 1993 (Flamengo e Vasco).
Na quarta, o Flamengo voltou às semifinais após empatar com o Atlético-MG por 0 a 0, no Mineirão, após ter goleado o alvinegro no jogo de ida por 4 a 1. Já o Fluminense assegurou seu lugar ao vencer o Cruzeiro por 1 a 0. Na primeira partida, os cariocas ganharam por 3 a 2. Já o Vasco venceu o duelo estadual contra o Volta Redonda.
Para os três, a recuperação não poderia ser melhor. No início do ano, o trio sequer foi às semifinais dos dois turnos do Carioca (Taça Guanabara e Taça Rio) e enfrentou várias críticas, sendo Vasco e Flamengo taxados como candidatos a lutar contra o rebaixamento no Brasileiro. Já o Flu trocou duas vezes de técnico (Ivo Wortmann e Paulo Campos foram demitidos) e terminou o Estadual com o interino Josué Teixeira.
Ironicamente, o Botafogo, único grande a ir bem no Carioca sendo inclusive o campeão, fracassou justamente diante do \"forasteiro\" nas semifinais da Copa do Brasil. Além do domínio inédito, o Rio de Janeiro assegurou um finalista pelo quarto ano seguido na competição. Em 2003 e 2004, o Flamengo perdeu de Cruzeiro e Santo André, respectivamente, enquanto o Fluminense foi superado pelo Paulista na última edição.