Após rivalizarem na base, Andrey e Matheus Gonçalves duelam no profissional
Nesta segunda-feira (13), a partir das 21h10 (de Brasília), no Maracanã, Flamengo e Vasco iniciam a disputa por uma vaga na decisão do Campeonato Carioca e, além da grande rivalidade histórica entre os dois clubes, o Clássico dos Milhões também vai colocar novamente frente a frente duas joias que já rivalizaram nas categorias de base.
Andrey Santos e Matheus Gonçalves, volante do Cruzmaltino e meia-atacante do Rubro-Negro, respectivamente, se conhecem bem. Ambos cultivaram uma espécie de 'rivalidade' na categoria sub-17, como protagonistas de seus times, e se enfrentaram em jogos decisivos.
Nascido em 2004, Andrey, de 18 anos, é mais velho do que Matheus, que tem 17. E apesar da pouca idade, o meio-campista já é uma realidade e peça-chave no time do técnico Maurício Barbieri. Após ser negociado em definitivo com o Chelsea no início do ano, o jogador voltou a São Januário por empréstimo até julho para mudar o patamar do time, que buscava um atleta com suas qualidades após a venda para os Blues.
O meio-campista já era um dos xodós da torcida cruzmaltina desde a temporada passada, a sua primeira disputada por completo no profissional, quando fez parte da campanha na Série B que recolocou o Vasco na elite do futebol brasileiro. Além do Chelsea, outros clubes também se interessaram pela joia, que desempenhou um futebol consistente em 2022.
Matheus Gonçalves, por sua vez, ainda busca o seu espaço no Flamengo. No ano passado, teve a sua primeira chance no profissional, mas não teve uma sequência, algo que só vem tendo em 2023, com cinco partidas disputadas - uma como titular - e dois gols marcados. Diferentemente de Andrey, o meia-atacante é visto como 'esperança' no Rubro-Negro.
Sobretudo no quesito 'improviso', a joia de 17 anos do Flamengo tem entrado bem nas partidas que fez na temporada. Contra o Vasco, apesar da derrota por 1 a 0, entrou em ritmo acelerado na etapa final, enquanto deixou a sua marca no clássico contra o Botafogo, garantindo o triunfo no Estádio Mané Garrincha, em Brasília.
Golaços e até provocação
O ano de 2021 foi marcante na 'rivalidade' entre Andrey Santos e Matheus Gonçalves. Vasco e Flamengo fizeram a final do Brasileirão sub-17 e foram protagonistas.
No jogo de ida da decisão, Matheus Gonçalves fez 1 a 0 com um golaço, mas o Vasco acabou virando e vencendo por 3 a 1, com um belo gol de calcanhar de Andrey.
Já na volta, o Rubro-Negro goleou por 4 a 1, confirmando a conquista do título com pintura de Petterson, e na comemoração Matheus provocou Andrey por ter suspostamente cutucado o Flamengo no primeiro jogo. "E aí, Andrey, tu não quer mandar beijinho? Manda beijinho agora! Aqui um beijinho para você", disse na ocasião.
Apesar do momento distinto entre as duas joias, uma vez que Andrey já conquistou a sua vaga entre os titulares do Vasco, Matheus Gonçalves também tem um caminho promissor e, nesta temporada, pode buscar o espaço que tanto deseja no time principal do Flamengo.
Próximos jogos do Flamengo
- Vasco - segunda-feira (13/03), 21h10 - Campeonato Carioca (semifinal)
- Vasco - domingo (19/03), 16h - Campeonato Carioca (semifinal)
Próximos jogos do Vasco
- Flamengo - segunda-feira (13/03), 21h10 - Campeonato Carioca (semifinal)
- Flamengo - domingo (19/03), 16h - Campeonato Carioca (semifinal)
Mais lidas
- 1 Castan processa o Vasco por valor milionário na Justiça TOP
- 2 Quanto o Rio Ave pagará pelo Clayton Silva e a sua intenção com o jogador TOP
- 0 Goleiro reserva é pego de surpresa e fará sua estreia pelo Vasco TOP
- 0 Três negociações do Vasco para o ataque são consideradas difíceis TOP
- 0 Carille esboça mudança no meio-campo e ajusta o time titular TOP
- 1 Edmundo revela que Vasco vem sendo ignorado nas movimentações do mercado TOP
- 0 Felipe 'Maestro' passa por mais uma situação complicada na família TOP
- 0 Imprensa revela que clube inglês quer Rayan: 'Parecem ansiosos' TOP
- 1 Elenco principal vence o Olaria em jogo-treino; como foi e quem fez os gols TOP
- 0 Estrella se queixa de incômodo e Vasco trata a situação com cautela TOP