Vasco encara o Del Valle na sua partida com maior altitude da história
Ao longo de sua existência o Vasco já enfrentou algumas grandes altitudes no futebol. E o mais alto que a equipe principal chegou foram os 2815 m do Estadio Olimpico Patria em Sucre, quando enfrentou o Jorge Wilstermann em 2018. Além desta partida, o Vasco jogou outras 7 vezes acima de 2500 metros. O retrospecto não é muito favorável. Foram 2 vitórias, 1 empate e 5 derrotas. A última vitória foi um 3 a 0 contra o Millonários em 1960 na altitude de cerca de 2640 metros de Bogotá. Teotônio fez os 3 gols vascaínos na ocasião.
Já a altitude no jogo desta terça contra o Independiente Del Valle é de 2850 metros, a maior que um quadro principal do Vasco já esteve para jogar. É verdade que o Vasco já atuou em La Paz duas vezes em 1968, mas as duas foram com a equipe alternativa, que contava inclusive com um jogador que fora punido com esta viagem para a Bolívia pela diretoria vascaína, o zagueiro Sérgio. Estas partidas não constam no Almanaque do Vasco (grupo PesquisaVasco), por exemplo, por não serem jogos da equipe principal. E por incrível que pareça o time B (ou time C) do Vasco não fez feio: venceu o campeão boliviano Bolívar por 2 a 1 e empatou com o The Strongests em 2 a 2.
Para quem acredita em tabus, talvez o retrospecto acima de 2500 metros mostrado no início do texto não anime muito. Especialmente quando se sabe que o Vasco perdeu seus últimos 4 jogos nessas condições. Mas se descermos um pouquinho e pegarmos todos os jogos com 2000 metros ou mais de altitude a coisa muda completamente: são 44 jogos com 22 vitórias vascaínas e apenas 12 derrotas. Esses números se devem em grande parte ao Expresso da Vitória. O esquadrão venceu 7 jogos acima dos 2000 metros em 1949 e depois alguns de seus integrantes (Ademir, Maneca e Danilo, por exemplo) estiveram em outras 7 vitórias nestas condições em 1954.
Fonte: Estude Vasco
-
0 Futsal: Vasco encara o Juventude nesta quarta (10) -
0 Feminino Sub-17: Camilly e Ketelyn comemoram mais um título no Vasco -
0 Feminino Sub-17: A comemoração das Crias da Colina após mais um título 🏆 -
0 Feminino Sub-17: Vasco vence o Pérolas Negras e levanta a taça da Copa Rio -
0 eSports: Vasco anuncia nova criadora de conteúdo -
0 NTVASCAÍNOS: Os dias de Renato Gaúcho no Vasco podem estar contados TOP -
0 VDG-CAST: O rito para a tramitação das alterações estatutárias TOP -
0 Gustavo Cunha: Bastidores da SAF do Vasco TOP -
0 Cuiabano: 'Primeiro semestre concluído com muita garra e suor...' -
0 10/06/1910: Nascia o paulista Benedicto Arouca, o lendário Luna