Vasco encara o Del Valle na sua partida com maior altitude da história
Ao longo de sua existência o Vasco já enfrentou algumas grandes altitudes no futebol. E o mais alto que a equipe principal chegou foram os 2815 m do Estadio Olimpico Patria em Sucre, quando enfrentou o Jorge Wilstermann em 2018. Além desta partida, o Vasco jogou outras 7 vezes acima de 2500 metros. O retrospecto não é muito favorável. Foram 2 vitórias, 1 empate e 5 derrotas. A última vitória foi um 3 a 0 contra o Millonários em 1960 na altitude de cerca de 2640 metros de Bogotá. Teotônio fez os 3 gols vascaínos na ocasião.
Já a altitude no jogo desta terça contra o Independiente Del Valle é de 2850 metros, a maior que um quadro principal do Vasco já esteve para jogar. É verdade que o Vasco já atuou em La Paz duas vezes em 1968, mas as duas foram com a equipe alternativa, que contava inclusive com um jogador que fora punido com esta viagem para a Bolívia pela diretoria vascaína, o zagueiro Sérgio. Estas partidas não constam no Almanaque do Vasco (grupo PesquisaVasco), por exemplo, por não serem jogos da equipe principal. E por incrível que pareça o time B (ou time C) do Vasco não fez feio: venceu o campeão boliviano Bolívar por 2 a 1 e empatou com o The Strongests em 2 a 2.
Para quem acredita em tabus, talvez o retrospecto acima de 2500 metros mostrado no início do texto não anime muito. Especialmente quando se sabe que o Vasco perdeu seus últimos 4 jogos nessas condições. Mas se descermos um pouquinho e pegarmos todos os jogos com 2000 metros ou mais de altitude a coisa muda completamente: são 44 jogos com 22 vitórias vascaínas e apenas 12 derrotas. Esses números se devem em grande parte ao Expresso da Vitória. O esquadrão venceu 7 jogos acima dos 2000 metros em 1949 e depois alguns de seus integrantes (Ademir, Maneca e Danilo, por exemplo) estiveram em outras 7 vitórias nestas condições em 1954.
Fonte: Estude Vasco
-
0 Rival: Ceni fala sobre jogo difícil e que gol não estava programado -
0 Súmula de Vasco 0 x 1 Bahia, válido pela 3ª rodada do Brasileiro -
-
0 Basquete: Jogo disputado! Melhores momentos de Vasco 72 x 74 São José -
1 Sem entrar em campo há tempos, Spinelli tem atuação apagada em estreia -
3 Alex Escobar, sobre Coutinho: 'Parece sempre cansado, lento...' TOP -
0 Diniz tem mais derrotas do que vitórias em sua carreira no Brasileirão -
0 Andrés Gómez foi um dos poucos destaques contra o Bahia; lances -
1 Johan Rojas atuou um pouco mais de 15 minutos contra o Bahia; lances -
0 Diniz: 'O treinador é o maior responsável'; vídeo -
0 Jornalista volta a criticar Diniz e cita escolha errada no jogo passado TOP