Como surgiu o interesse do Vasco em Mário Branco
O Vasco está em busca de um novo diretor de futebol desde que optou pela demissão de Marcelo Sant’ana. O profissional acabou demitido no dia 11 de maio após uma derrota por 2 a 1, em Salvador, diante da equipe do Vitória. Alguns nomes estão em pauta e um deles é o do português Mário Branco. A Agência RTI Esporte explica quem é o profissional procurado pela diretoria vascaína.
Quem é Mário Branco?
Mário Branco é português e tem 49 anos. O profissional está com o seu nome em pauta nos bastidores do Vasco. Natural do Porto, Branco iniciou a carreira como olheiro, com passagens por clubes da Espanha, Polônia e Romênia. Sua primeira experiência como diretor de futebol ocorreu em 2009, no Leixões, de Portugal.
Desde então, acumulou experiências em diversos mercados do futebol europeu. Passou por clubes como Astra Giurgiu (Romênia), Estoril Praia (Portugal), Hajduk Split (Croácia), PAOK (Grécia) e Famalicão (Portugal). Em 2022, assumiu a direção esportiva do Fenerbahçe, da Turquia, seu último trabalho até o momento.
Contratações de peso e vendas estratégicas
Durante o período no Fenerbahçe, Mário Branco ganhou notoriedade por comandar contratações de atletas renomados, como Edin Džeko, Dušan Tadić, Fred, Michy Batshuayi e Leonardo Bonucci. O dirigente também participou das negociações que levaram o jovem Arda Güler ao Real Madrid e o zagueiro Kim Min-jae ao Napoli.
Aliás, Mário Branco deixou o clube turco no dia 2 de junho, quando seu contrato chegou ao fim. Com isso, está livre no mercado e avalia propostas para uma nova etapa da carreira.
Aproximação com o Vasco
O interesse do Vasco surgiu durante as tratativas com o Fenerbahçe pela venda do atacante GB. Embora a transferência não tenha sido concretizada (o jogador foi reprovado nos exames médicos), a diretoria cruzmaltina se impressionou com o trabalho de Mário Branco.
Reconhecimento público de José Mourinho
Por fim, a saída de Mário Branco do Fenerbahçe foi marcada por uma homenagem pública do técnico português José Mourinho, que comanda o Fenerbahçe. Em mensagem nas redes sociais, o treinador elogiou a capacidade técnica, integridade e humanidade do dirigente, afirmando que “ninguém foi melhor” entre os diretores com quem trabalhou.
Fonte: RTI Esporte
-
0 Notícias sobre o Vasco: 30 de dezembro de 2025 -
0 SAF: Canal traz bastidores e valor da proposta das negociações com a A-CAP TOP -
-
0 Zagueiro campeão carioca pelo Vasco reforça o Nacional-AM TOP -
0 Colo-Colo deve pedir novas condições ao Vasco por Saldivia TOP -
0 Sub-20: Números e feitos de Diego Minete em 2025 -
0 Canal traz atualizações sobre possíveis chegadas e saídas do Vasco TOP -
0 Blindado pela multa, Vasco deve contar com Rayan para 2026 TOP -
0 Atenção, Vascaínos: Zagueiro Carlos Cuesta será comprado em definitivo TOP -
0 Barros, via Instagram: '2026 voltarei mais forte e na mesma disposição' -
0 Boca Jrs procurou o Vasco interessado em Vegetti, informa jornalista TOP