Alfredo Sampaio: "Leandro Amaral foi o divisor de águas do Vasco"
O ex-técnico do Vasco, Alfredo Sampaio, que completa 50 anos nesta sexta-feira, fala sobre o momento do Gigante da Colina. O treinador, que não citou o nome do atacante Edmundo, pivô da sua demissão, credita a subida de produção do Vasco em grande parte ao retorno do atacante Leandro Amaral.
"Com relação ao Vasco, sou suspeito até de falar, porque desde que cheguei lá, aquela minha passagem no Vasco, falei que sempre acreditei no grupo do Vasco. É um grupo novo, jovem e de qualidade. Acho que agora, com a chegada do Leandro Amaral, esse rapaz acabou fazendo... É o grande divisor de águas ali naquele momento, um melhor. Realmente ele faz diferença, é um jogador que vejo que vai fazer diferença na campanha do Vasco ao longo desse ano, pela qualidade dele e dedicação. Por todos esses ingredientes, ser um time jovem, pelo Leandro Amaral ter voltado, acho que o Vasco reverte, sem dúvida. Dentro de São Januário a torcida vai comparecer com certeza. Esse é o tipo do jogo que qualquer jogador tira algo mais, joga com alma, tira alguma coisa mais da alma. Por tudo isso, acho que o Vasco realmente consegue reverter, sem dúvida", disse ao repórter Wilson Pimentel, no programa "Momento Esportivo", da Rádio Brasil, citando a partida de volta pelas semifinais da Copa do Brasil, contra o Sport, na próxima quarta-feira (28/05), às 21h50min, em São Januário.
"Aquela torcida, enquanto estive ali, vi o quanto que ela faz diferença. Ainda mais em São Januário. Como eles cantam, é o caldeirão. A torcida presente vai fazer a diferença, sem dúvida alguma".
CARINHO DOS JOGADORES
"Com relação ao carinho dos jogadores, vou falar a verdade. Isso é o que, ao longo desse tempo que estou no futebol, tenho de maior satisfação. Quando vejo um jogador ou outro - claro, não são todos - com respeito a você, carinho, reconhecimento, uma amizade, isso é muito legal. Estive há pouco tempo com alguns e foi muito legal encontrar Morais, [Wagner] Diniz. É legal você perceber esse, independente de ter sido o treinador ou não, carinho que uma pessoa nova passa a ter por você. Para mim, isso é uma das coisas mais legais que você leva do futebol. Ao longo desses anos não fiz grandes, muitos amigos no futebol. Tenho muitos conhecidos, me dou com muita gente, mas fiz um grupo de amigos seleto que me traz muito prazer. Saber que eles lá lembram de mim com carinho me deixa muito satisfeito".
FAIXA PELO TÍTULO DA COPA DO BRASIL
"Com relação à faixa no peito, não. É o [Antônio] Lopes que está fazendo um grande trabalho e vai ser com certeza merecedor se conquistar essa Copa do Brasil".
VASCO BEM NO CAMPEONATO BRASILEIRO
"Acho que pode. Independente desse momento, acho que o Vasco é uma equipe jovem. Quando eu estava ali, a minha grande motivação era essa, porque é um grupo novo, com qualidade e talento. Com a chegada do Leandro Amaral, acho que fez uma diferença muito grande para o lado positivo. Acho que esse é o grande... jogador que vai levar o Vasco para a frente, junto com os demais, é claro, mas ele faz diferença, no meu modo de ver. Ele veio se juntar a um grupo que já tinha uma qualidade muito boa, de momento e futura, por serem jogadores jovens e grandes talentos de futuro. Acho que o Vasco tem condição de ir bem no Campeonato Brasileiro, até porque, apesar de estar no início, até agora não vi nenhuma equipe despontando com grande diferença. Acho que o campeonato está muito parelho. Por todos os ingredientes - os jogadores jovens, a chegada do Leandro, o grupo agora está bem condicionado e o Lopes acertou o que tinha que acertar -, acho que tem chance sim. Deus queira que tenha, porque desejo sempre o bem de todo mundo".