Mercado

Além de um técnico, Vasco tenta concretizar negociações por jogadores

A chegada do novo treinador será fundamental para o Vasco seguir a busca por reforços. No fim de semana, o diretor esportivo Paulo Bracks prometeu um técnico para esta semana e também uma “oxigenação” no elenco, com a contratação de jogadores nesta janela.

Hoje, o nome do argentino Gustavo Alfaro é o favorito para assumir o Vasco. O clube teve uma segunda-feira de negociações com o representante do treinador e aguarda nas próximas horas uma definição. À espera da resposta, a direção entende que será preciso reforçar o time para atrair o novo comandante. A avaliação do elenco, por exemplo, é um dos fatores que atrasam o acerto com Alfaro.

Nesta terça-feira, o chefe de operações da 777 Partners, Nicolas Maya, desembarca no Rio de Janeiro para ajudar a contornar o momento de crise. A expectativa é a presença do executivo ajude a acelerar o acerto com o novo treinador e com novos jogadores. Nicolas não costuma se envolver diretamente no futebol, mas é membro do Conselho de Administração da SAF e uma das lideranças da empresa.

Como andam as buscas?

A expectativa é que um desfecho da negociação com Alfaro aconteceça nesta terça, mas a contratação de jogadores não depende apenas da definição do novo treinador. O Vasco já fechou com três atletas e tem negociações com outros. Se antes a ideia era trazer reforços pontuais para ajustes no plantel, hoje o entendimento é que o clube precisa de nomes fortes que cheguem para assumir a titularidade e mudem a cara do time de forma imediata.

A inesperada péssima campanha do Vasco no Campeonato Brasileiro - a pior de sua história -, resultou em mudança de planos. As contratações de um volante e de um camisa 10 eram as prioridades antes, mas hoje a direção busca também por outras posições.

Ataque em evidência

O ataque é um bom exemplo. O Vasco entendia ser importante a contratação de um homem de lado, que jogasse pela esquerda. Primeiro reforço da janela, Serginho chegou para preencher essa lacuna.

Em recente conversa informal com jornalistas, Paulo Bracks deu a entender que, com a contratação do ex-jogador do Giresunspor, o clube não buscaria mais atacantes. Situação que mudou diante das más atuações dos homens de frente.

O clube enviou no fim de junho, por exemplo, uma proposta para Lucas Pratto, que acertou a rescisão de contrato com o Vélez Sartisfield na última sexta. Houve conversas após a oferta. As negociações podem avançar nos próximos dias. Alfaro tem bastante conhecimento sobre o centroavante e, caso aceite a proposta do Vasco, vai ajudar a definir o acerto.

- Sempre tive o desejo de voltar ao futebol brasileiro. Sei que o Vasco entrou em contato com meus representantes, mas não sei se houve oferta. Mas sempre vejo com bons olhos voltar à liga brasileira - declarou Pratto em entrevista ao ge.

Zalazar fica distante

A busca por um camisa 10 é uma obsessão e uma promessa da diretoria. Mas não está sendo fácil. O plano A era Manuel Lanzini, mas o argentino tem ofertas do River Plate e do Catar e não respondeu o Vasco. Rodrigo Zalazar, do Schalke 04, também foi procurado. A informação, no entanto, é que o meia não jogará no Brasil. Segundo a imprensa europeia, ele estaria próximo do Braga-POR. O Santos também tem interesse no jogador.

Para o meio de campo, até o momento, o clube contratou apenas Gary Medel. O chileno desembarcou no Rio de Janeiro no sábado para realizar exames médicos e assinar contrato até dezembro de 2024. O anúncio ocorrerá em breve.

A ideia é trazer um outro volante, com mais qualidade na saída de bola. O Vasco tentou a contratação de Fernando, do Sevilla, mas as negociações não foram adiante, uma vez que o brasileiro tem mais um ano de vínculo com o clube espanhol. Léo Cittadini, do Athletico-PR, é outro que tem proposta do Vasco em mãos.

Zaga também em pauta

Para a defesa, Maicon foi a única contratação até o momento. O zagueiro, que rescindiu com o Santos, chegou sem custos ao Vasco e assinou contrato até dezembro, com possibilidade de renovação por mais uma temporada. Ele estreou no sábado, contra o Cruzeiro.

A ideia do Vasco era trazer dois jogadores para a zaga. Tanto que, paralelamente à negociação com Maicon, o clube tentou a contratação de Lyanco, do Soupthampton. Os ingleses, no entanto, recusaram três ofertas do clube carioca.

Fonte: ge