Futebol

Alecsandro está em décimo lugar no Troféu Friedenreich

Na última terça-feira, o ASA venceu o Guaratinguetá por 3 a 1. Prato cheio para gols de Lúcio Maranhão, líder do Prêmio Artilheiro do Ano. No entanto, o atacante passou em branco. No sábado, o Criciúma goleou o Boa Esporte por 4 a 0, porém, sem gols do goleador da Série B, Zé Carlos. Enquanto isso, Neymar marcou mais uma vez pela Seleção, o que não ampliou a contagem do \"Moicano\" na classificação. Com isso, a disputa para o maior número de gols na tempora permaneceu com o mesmo panorama.

No top 20 da classificação, somente os principais goleadores da Série A balançaram a rede na semana. Luis Fabiano abriu o placar para o São Paulo na vitória sobre o Figueirense por 2 a 0 e chegou ao 15º gol no Brasileirão em 16 jogos disputados. Foi também o 28º dele na temporada, assumindo a 6ª posição do Artilheiro do Ano.

A virada heroica do Fluminense sobre a Ponte Preta por 2 a 1 começou com o pênalti convertido por Fred, que atingiu 15 gols, o mesmo número do Fabuloso no Campeonato Brasileiro. Foi a 25ª vez que o atacante do Flu balançou a rede adversária no ano, alcançando a 9ª posição entre os goleadores do país.

Com jogos no meio e no fim desta semana, a disputa pelo Prêmio Artilheiro do Ano promete movimentação e disputa acirrada com os jogos decisivos de reta final da temporada. Neymar volta da Seleção e pode jogar até duas vezes - contra Atlético-MG e Ponte Preta. Criciúma e ASA também jogarão duas partidas nos próximos sete dias, com expectativa para os gols de Zé Carlos e Lúcio Maranhão.

\"Prêmio

O PRÊMIO

O troféu do Prêmio Friedenreich é uma iniciativa do programa \"Globo Esporte\", da TV Globo, em parceria com o GLOBOESPORTE.COM. E a disputa para ganhar o troféu é bastante democrática - e, com isso, acirradíssima. Todos os que disputam as Séries A, B, C e D do Campeonato Brasileiro estão na briga. Além dos gols marcados nas quatro divisões da competição, serão contabilizados os feitos nos Estaduais (apenas da primeira divisão), Copa do Brasil, Taça Libertadores, Copa Sul-Americana, Recopa Sul-Americana e Mundial de Clubes da Fifa.

O HOMENAGEADO

Se Charles Miller trouxe a bola para o país e deu, com isso, o pontapé inicial para aquela que se tornou a grande paixão nacional, Artur Friedenreich foi um dos pioneiros do talento \"made in Brazil\". Ainda que existam controvérsias sobre o número de gols marcados pelo atacante - uma estatística aponta 1.329, apesar de outras assegurarem pouco mais de 500 -, a história, seja pelos recortes de jornais ou pelos testemunhos dos já saudosos bisavós, confirma que Fried foi um jogador extraordinário. Conquistou sete títulos paulistas (seis pelo Paulistano e um pelo São Paulo da Floresta, que deu origem ao atual São Paulo Futebol Clube), uma Copa Rocca (1914) e dois Sul-Americanos (1919 e 1922) pela seleção brasileira. Ainda no Campeonato Paulista se consagrou como artilheiro em oito edições.



OS VENCEDORES


2008 - Keirrison (Coritiba), com 41 gols

2009 - Diego Tardelli (Atlético-MG), com 39 gols

2010 - Jonas (Grêmio) e Neymar (Santos), com 42 gols cada

2011 - Leandro Damião (Internacional), com 38 gols

\"Montagem

Fonte: ge