Advogado Marcos Motta acha transferência de Romário um risco
A surpreendente notícia do \"quase acerto\" de Romário com o Necaxa-MEX deixou o advogado Marcos Motta incrédulo. Uma das principais referências sobre direito esportivo internacional no Brasil, ele considera quase nula a chance de a transferência ocorrer.
- O texto da Fifa é claro e impede a transferência de um atleta para mais de três clubes no período de um ano. Acho essa negociação totalmente inviável e um grande risco para o Necaxa - declara Marcos Motta, por telefone. O atacante só está legalmente liberado para assinar um novo compromisso a partir do dia 1º de julho.
Nos últimos 12 meses, Romário esteve no Miami, depois acertou com o Adelaide, da Austrália, e recentemente retornou ao Vasco.
Mas há precedentes neste caso. Túlio, por exemplo, esteve em quatro clubes nos últimos 12 meses (Volta Redonda, Fast-AM, Canedense-GO, Itauçuense-GO e novamente Canedense). O atacante dá uma interpretação diferente à regra das transferências.
- São permitidas duas internacionais, três nacionais e quantas quiser dentro de uma mesma federação - declara.
Segundo Marcos Motta, os adversários do Necaxa podem entrar com uma denúncia de que Romário atuaria de forma irregular.
- Se um clube que eu defendesse enfrentasse o Necaxa nestas condições, com certeza, eu o orientaria a recorrer à Fifa - declara.