Futebol

Advogado do Atlético-PR acredita que resultado do julgamento será grave

O advogado de defesa do Atlético-PR, Domingos Moro, prevê um julgamento complicado no Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) nesta sexta-feira. O clube e o Vasco serão acusados pela briga de torcidas ocorrida na partida válida pela última rodada do Brasileiro, quando quatro torcedores ficaram feridos e três pessoas foram presas.

Atlético-PR deve ser incluído em três artigos do Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD) e pode perder até 20 mandos de campo e receber multa de R$ 100 mil reais. O artigo 191 fala em "deixar de cumprir ou dificultar o cumprimento de medidas para garantir a segurança dos torcedores antes, durante e após a realização da partida", além do artigo 211, por "deixar de manter o local indicado para a realização da partida com infra-estrutura necessária a assegurar a plena garantia e segurança para a sua realização", em relação à ausência da grade para dividir as torcidas na arquibancada.

O clube paranaense e o Vasco foram denunciados duas vezes no artigo 213, por deixarem de tomar providências capazes de prevenir e reprimir desordens na praça de desporto, além de atirar objetos no gramado; as federações paranaense e catarinense foram denunciadas no artigo 191, e o árbitro no artigo 261-A (deixar o árbitro, auxiliar ou membro da equipe de arbitragem de cumprir as obrigações relativas à sua função).

O advogado já se prepara para o recurso, pois acredita que o Atlético-PR - e também o Vasco – devem ser punidos com as penas máximas. A estratégia é produzir material agora para tentar suavizar a decisão judicial posteriormente.

- A nossa tarefa é juntar o maior número de documentos possíveis. Fazer as provas mais robustas que pudermos de modo a poder nos valer num manejo de um recurso. Imaginamos que o resultado de sexta vai ser bastante grave.

Caso perda mando de campo, o Atlético-PR terá que cumprir somente no campeonato Brasileiro de 2014, que começa no mês de abril. O Furacão poderia jogar em Curitiba normalmente nas partidas válidas pelo Campeonato Paranaense e também pela Taça Libertadores da América.

O julgamento no STJD está marcado para esta sexta-feira, às 13 horas, no Rio de Janeiro.

Fonte: ge