Futebol

Advogado crê que Vasco possa ter êxito com recurso no STJD

O departamento jurídico do Vasco sinalizou que entrará com recurso nessa terça-feira para anular a partida contra o Atlético-PR por falta de segurança e pelo fato de o jogo  ter sido reiniciado pelo árbitro Ricardo Marques Ribeiro após ultrapassado o período de mais 60 minutos de paralisação. Luis Roberto Leven Siano, advogado especialista em direito esportivo, disse ao Programa Caldeirão Vascaíno, da Rádio Livre 1440 AM, que o Vasco pode ter êxito, mas que precisa tentar e que deve também apresentar defesa, já que corre risco de perder até 10mandos de campo por ter se envolvido na briga em Joinville:

“O Vasco tem que tentar, o prazo é curto, de 2 dias somente após a divulgação da súmula. A súmula foi divulgada após meia-noite, é possível entender que se possa entrar com procedimento até quarta-feira, mas a prudência recomendaria entrar amanhã. Além de tentar, tem que se defender, porque inclusive foi noticiado que a Procuradoria do STJD quer também responsabilizar o Vasco pelo ocorrido, uma vez que orcedores do Vasco também se envolveram no tumulto.”

Sobre a possibilidade da perda de pontos do Atlético-PR, o Regulamento de Competições da CBF estabelece que, se o mandante era o responsável pela segurança e este não a garantiu, pode ser declarado perdedor pelo placar de 3 a 0. Leven Siano entende que o Vasco se beneficiaria, pois se alguém perde 3 pontos, há vencedor, e os pontos poderia ser transferidos ao clube da Colina:

“O regulamento não fala que o Atlético-PR perca 3 pontos, mas que saia perdedor por 3 a 0. E se ele é considerado perdedor por 3 a 0, significa que alguém foi vencedor. O CBJD, que é de hierarquia superiro ao Regulamento de Competições da CBF, estabelece perda dos pontos em disputa em favor do adversário. H, portanto, a possibilidade da perda de pontos do Atlético-PR significar transferência de pontos para o Vasco. O que também chama a atenção é que o Atlético-PR estava cumprindo pena em outro estádio por perda de mando de campo, era considerado reincidente e poderia ser excluído do campeonato. Se ele é excluído do campeonato, só terá 3 rebaixados. Parece-me que o Vasco tem obrigação de entrar com esse procedimento de anulação da partida e tem que ser dentro do prazo, que se esgota na quarta-feira, mas a prudência determina que se entre amanhã.”

Por: Cesar Augusto Mota
 

Fonte: SUPERVASCO.COM