Futebol

Um dos grandes responsáveis pelo Vasco estar na final da Copa do Brasil

Corinthians e Vasco disputam o primeiro jogo da final da Copa do Brasil na noite desta quarta-feira, às 21h30 (de Brasília), na Neo Química Arena. O clube carioca vai em busca do bicampeonato da competição e tenta voltar de São Paulo com um bom resultado para decidir a final no Maracanã, ao lado da torcida vascaína, no próximo domingo, às 18h.

Mesmo com o retrospecto negativo contra o Corinthians, o torcedor do Vasco tem motivos para ter otimismo antes das finais contra o time paulista. O ge listou cinco fatos importantes abaixo:

Vasco venceu o Corinthians há um ano

O torcedor vascaíno sabe dos números contra o Corinthians. A equipe paulista está presente em traumas recentes do Vasco, como a final do Mundial de 2000, o Brasileirão de 2011 e a Libertadores de 2012, mas o clube carioca encerrou o jejum de 14 anos sem vencer os corinthianos no ano passado. Em uma vitória por 2 a 0 em São Januário, Lucas Piton e Sforza marcaram para os mandantes e encerram um longo tempo de jejum.

Diniz quebrou tabus em 2025 e espantou fantasmas no Fluminense

Fernando Diniz é um dos grandes responsáveis pelo Vasco estar na final da Copa do Brasil. O treinador soube mobilizar o elenco no mata-mata, e o clube apresentou partidas consistentes, principalmente após a chegada dos reforços da última janela de transferências. As duas atuações contra o Fluminense mostraram que não é mais o mesmo time que terminou em baixa o Brasileirão.

Em 2025, o treinador encerrou tabus no Vasco — dois deles contra gigantes paulistas. O clube carioca não vencia o São Paulo no Morumbis desde 2012, assim como não vencia o Santos fora do Rio desde 2017. Uma inspiração para um time que não vence o Corinthians na capital paulista desde 2007.

Se o Corinthians é um carrasco do Vasco no confronto, o treinador pode se inspirar no que fez no Fluminense de 2022 a 2024. Ele espantou um fantasma a LDU, do Equador. Depois de dois vices traumáticos nas Libertadores de 2008 e na Sul-Americana de 2009, Diniz fez o Fluminense ser campeã em cima dos equatorianos na Recopa Sul-Americana de 2024.

Momento de Rayan

Rayan tem sido um dos jogadores mais decisivos do futebol brasileiro em 2025. Após ser eleito a revelação do Brasileirão, o atacante foi determinante na classificação contra o Fluminense, com o gol de empate e a jogada do gol da virada no jogo de ida.

O centroavante do Vasco é o artilheiro da Copa do Brasil, com 5 gols marcados, empatado com Kaio Jorge, do Cruzeiro, que não disputa mais a competição.

Final no Maracanã

O Vasco enfrentará uma NeoQuímica Arena lotada no primeiro jogo da final da Copa do Brasil, nesta quarta-feira. Mas terá o Maracanã repleto de vascaínos no jogo de volta, no domingo. A torcida vascaína já comprou metade dos ingressos disponíveis apenas nas primeiras ondas de sócios-torcedores. O clube decidirá a grande final da competição ao lado de seu torcedor.

O Vasco já foi campeão nacional duas vezes no estádio: em 1997, conquistou o Brasileirão em cima do Palmeiras. Em 2000, levou o Campeonato Brasileiro em cima do São Caetano.

Vasco desbancou favoritos na campanha

Se você leu até aqui e pensa que o Corinthians tem mais motivos para estar otimista, ou que a equipe paulista é mais favorita, não tem problema. O Vasco chegou à final desbancando os favoritos Botafogo e Fluminense, que viviam um momento melhor do que o clube de São Januário no Brasileirão e no restante da temporada.

Fonte: ge