Futebol

Zé Ricardo faz parte de lista curiosa da Série A

Para se tornar treinador de futebol é preciso ter passagem pelos gramados como jogador? Por muitos anos essa foi a principal realidade no futebol brasileiro, mas isso vem mudando nas últimas temporadas.

Atualmente, sete dos 20 treinadores que comandam equipes na Série A do Campeonato Brasileiro nunca jogaram futebol profissionalmente.

Treinadores que não jogaram profissionalmente

Enderson Moreira - América-MG

Thiago Larghi - Atlético-MG

Guto Ferreira - Bahia

Gilson Kleina - Chapecoense

Osmar Loss - Corinthians

Maurício Barbieri - Flamengo

Zé Ricardo- Vasco

Para Carlos Cereto, comentarista do SporTV que participou do Redação SporTV desta sexta-feira (25), o futebol brasileiro passou por diferentes fases na relação de trabalho com os treinadores.

- Houve um fase no futebol brasileiro em que não se dava muito valor ao técnico, que os jgoadores faziam a diferença. Depois houve um período que os treinadores foram supervalorizados, surgiram os supertécnicos. Agora é uma nova fase em que o perfil dos técnicos é o da análise de desempenho.

Márvio dos Anjos vê uma valorização da comissão técnica nessa processo e, por isso, a busca por de perfis menos centralizadores como comandantes na beira do campo, diferentemente do que acontecia em outros tempos.

- A comissão técnica hoje é um ambiente cheio de profissionais. Depende muito da conexão que eles têm. Você pode ter um cara boleiro que tem ao lado dele um auxiliar com excelente leitura de análise de desempenho e que isso se completa. Acho que o perfil desses novos treinadores, os "estudiosos", digamos assim, tem a ver com menor vontade de dizer que o time é deles. Esse autoritarismo que a gente via nos técnicos das antigas.

Fonte: ge