Zé Ricardo elogia trabalho da base e lamenta atitude de Bruno Gomes
Apesar de estar em reconstrução e com muitas caras novas na equipe, o Vasco venceu com autoridade o Volta Redonda. O placar elástico, vitória por 4 a 2, surpreendeu o técnico Zé Ricardo, que afirmou que a vantagem construída no primeiro tempo (3 a 0), foi acima das suas expectativas.
“Eu não esparava. O placar foi surpreendente na questão numérica. Mas é normal, em um primeiro momento na estreia, ter esso tipo de coisa. O Volta Redonda deu espaço para o Pec que é muito rápido e conseguimos criar bastante por ali. Sobre ser o patinho feio, isso incomoda, mas com o apoio da torcida e eu escutei antes do aquecimento eles cantando forte. É uma torcida que empurra o tempo todo e isso nunca tive dúvida. Se mostrarmos um bom futebol, eles estarão do nosso lado. O futebol, do pouco que temos, temos que ter 100% daquilo que trabalhamos. Estamos felizes com o resultado, mas precisamos evoluir”.
Dos quatro gols marcados, dois foram feitos por jogadores criados em São Januário, Gabriel Pec e Juninho. Além deles, Ulisses foi titular e Figueiredo, Laranjeira e Riquelme entraram na partida. Zé Ricardo destacou o rendimento desses atletas e explicou como está sendo a relação com os crias da base.
“O trabalho que é feito nas categorias de base é de excelência. Conhecemos a base e sabemos que a subida tem muitas armadilhas. O que queremos é proteger nossos atletas, sem ser paternalista. Fiquei muito feliz em ver o Ulisses, nesse entre e sai, estava tenso, mas o que é normal. O Juninho foi muito bem. O Pec mostrou que pode ser uma peça fundamental. O Figueiredo foi bem, com muita pressão nos zagueiros. A gente precisa dar carinho, sem paternalismo. O esporte pede que o atleta amadureça, ainda mais em um clube como o Vasco. Precisamos ter paciência, porque eles darão bons frutos”.
Além de elogios, Zé Ricardo mostrou decepção ao falar de Bruno Gomes. O jogador revelado pelo Vasco entrou na Justiça do Trabalho pedindo rescisão do contrato. O treinador lamentou, mas destacou que quer apenas jogadores que desejam estar no clube.
“É complicado falar. Conversamos em duas oportunidades com o Bruno, falamos da importância dele no clube. É uma pena, gostaria que ele estivesse aqui. Mas aqui, tem que estar quem quer estar no Vasco. Não podemos tirar o espaço de alguém com um jogador que não quer estar aqui. Jogadores que estão no Vasco, querem estar aqui. A ideia está sendo passada e eles estão assimilando isso muito bem”.
O Vasco volta a jogar no próximo domingo, diante do Boavista, em São Januário. Nessa partida o técnico Zé Ricardo terá os reforços de Matheus Barbosa, Galarza, Getúlio e Vanderlei.
Mais respostas de Zé Ricardo
O jogo
“Quantificar é muito difícil nessa fase. Toda equipe tem margem de crescimento. Tivemos uma partida muito difícil. O Volta Redonda é um dos melhores times, tirando as equipes de camisa. O Volta Redonda vem trabalhando desde novembro, fez seis amistosos, enquanto nós fizemos dois. Por isso tivemos dificuldades e pedi a eles para que fizessem o que treinamos. Era esperado que o Volta Redonda pressionasse a gente, mas passamos aquele momento e acertamos no jogo, foi o momento principal. A experiência ajudou bastante para conquistarmos a vitória”.
Atuação aprovada
“Pela pressão da estreia, a questão de muitos estarem vestindo a camisa do Vasco pela primeira vez e ainda tem os meninos que sofreram bastante no ano passado. Então estamos em um processo. Fizemos um gol de bola ensaiada e outras coisas saíram bem. Tem coisas que erramos, mas precisamos celebrar. O importante é descansar e amanhã voltamos a trabalhar”.
Nenê
“O Nenê ajuda muito nas fases do jogo, principalmente quando tem espaço para jogar. Então criamos algumas movimentações para ele poder render mais. Pensei em tirá-lo do jogo para preservá-lo, porque teve Covid-19, mas entregou muito e resolvemos mantê-lo nos 90 minutos. Hoje o Nenê se doou, fez a parte dele, o Raniel também, o Figueiredo teve a mesma função de reter a bola. O Isaque o Laranjeira também fizeram o que eu pedi a eles. Todos estão de parabéns”.
Raniel
“Raniel é um atleta com alta qualidade técnica. Ataca o espaço com muita qualidade e tem se empenhado bastante. A conversa que eu tive com ele me deu confiança pela aposta. Ele está focado e tomara que esse gol aumente ainda mais a confiança dele. Tem um alto astral muito bom, participa em todos os aspectos do grupo. A sequência é o jogador que vai me dar”.
Desfalque de Vitinho
“O Vitinho é mais um jogador com essa característica. É leve, joga em mais de duas posições. Queria dar leveza para a equipe, mas sem perder o controle do jogo e a marcação. Quanto ao retorno, vou deixar para o departamento médico. Mas quem entrou, trabalhou bem e tínhamos a certeza que se encaixasse o jogo do Pec, teríamos um bom jogo. A nossa preocupação era passar a primeira barreira e depois criar as oportunidades. Conseguimos criar bastante. Jogadores que não entraram terão oportunidades. Nosso elenco é curto e por isso buscamos dois, três nomes. Os meninos querem acertar e fica evidente a cara do Vasco que queremos”.
Mais lidas
- 4 'O Vasco precisa de um grande técnico para 2025' TOP
- 2 Departamento de futebol do Vasco já planeja as movimentações no mercado TOP
- 0 A delicada situação financeira da A-CAP TOP
- 0 Luca Orellano não deve mais voltar ao Vasco TOP
- 1 Cobertura Carioca: 'Alef Manga está em negociação com o Vasco' TOP
- 2 777 e A-CAP são intimadas a responder investigação sobre lavagem de dinheiro TOP
- 0 Matías Vargas é oferecido a times brasileiros, entre eles o Vasco; vídeo TOP
- 0 NTV E NT-CAST sobre Alef Manga: 'Interesse partiu do CEO Carlos Amodeu...' TOP
- 0 Dimitri Payet posta foto no CT Moacyr Barbosa TOP
- 0 Fabio Azevedo: 'Vasco vai buscar um reserva para o Vegetti...' TOP