Futebol

Zé Ricardo: 'As dificuldades existem, o Flamengo é forte'

O Vasco perdeu por 1 a 0 para o Flamengo na noite desta quarta-feira, no Maracanã, e sai em desvantagem na busca por vaga na final do Campeonato Carioca. Na visão do treinador Zé Ricardo, a estratégia elaborada para o clássico não deu certo no primeiro momento, mas o segundo tempo deixa uma perspectiva boa para o jogo de volta, no próximo domingo.

- A gente não encontrou tempo de marcação nem saída de bola no primeiro tempo. As duas saídas que tivemos o Flamengo matou, tanto que tiveram dois jogadores deles amarelados nos primeiros minutos. Montamos uma estratégia e acabamos não sendo tão felizes. Corrigimos, fizemos um segundo tempo que nos dá a certeza de que podemos fazer um grande jogo no domingo. As dificuldades existem, o Flamengo é forte, mas descansando e nos preparando bem podemos reverter esse resultado - disse Zé em coletiva após o jogo.

O treinador também comentou a jogada do gol do Flamengo, que saiu após pênalti marcado com a ajuda do árbitro de vídeo, enxergando mão de Anderson Conceição na bola após subir de cabeça para cortar uma cobrança de escanteio. Gabigol converteu. Zé acredita que o lance é parecido com o que aconteceu no último Clássico dos Milhões, mas que na ocasião não teve interferência do VAR. Ele reclamou da falta de critério da arbitragem.

- No jogo passado (contra o Flamengo) falamos sobre arbitragem, é um lance que eu até hoje olho e que deixa uma dúvida. O que deixa a gente chateado é o critério. Em 20 segundos no jogo passado foi decidido que não tinha que ir ao VAR. E a agora a gente fica três, quatro minutos parado para ir ao VAR. Parece que fizeram uma força para ir ao VAR. A gente vai falar com alguém da arbitragem, eles dizem que é interpretativo. Então tudo é interpretativo. Eles falam que quando é movimento natural, não é considerado pênalti. Se o movimento do Anderson Conceição subindo para disputar uma bola com a mão no prolongamento do corpo abaixo do peito não for natural, como que as pessoas querem que ele suba? Com as mãos para trás?

- E me parece, ainda não vi o lance, que raspou na cabeça de alguém. Ou seja, seria um segundo movimento, e a gente sabe que não é pênalti quando acontece isso. Para a gente não falar mais nisso: eu estou em dúvida porque não vi o lance, mas fico com a minha opinião e minha visão do banco de reservas que me pareceu um lance que deveria ter sido seguido. E o critério que foi usado na outra partida não foi usado nesta. É desgastante falar nisso porque perdemos a partida, e pode parecer lamúria nossa. Mas quando a gente for ver o resultado dessa partida daqui a 10 anos, foi 1 a 0 com gol de pênalti. Então foi um lance que decidiu a partida e no meu ponto de vista foi um lance capital.

Como o Flamengo terminou a primeira fase à frente do Vasco, tem a vantagem do empate na semifinal. Por isso, o time de Zé Ricardo precisa vencer por dois gols de diferença no domingo para avançar à final do Campeonato Carioca. O jogo será às 16h, no Maracanã, com mando rubro-negro.

Fonte: ge