Zaga entrega o ouro e Vasco cede o empate no último minuto: 2 x 2
Sport e Vasco empataram por 2 a 2 nesta quarta-feira, na Ilha do Retiro, em Recife (PE), em partida válida pela 29ª rodada do Campeonato Brasileiro, e aumentaram suas séries de jogos sem vencer na competição.
Com este resultado, a equipe pernambucana chega a sua quarta partida seguida sem vitória na disputa (dois empates em casa e duas derrotas como visitante), chega a 40 pontos e permanece no 11º lugar da tabela.
Já o time de São Januário acumulou seu oitavo jogo consecutivo sem ganhar três pontos na disputa (dois empates e seis derrotas em série até o confronto na Ilha), mas chega a 27 pontos e deixa a lanterna da disputa, pulando para o 17º lugar.
A equipe cruzmaltina tem a mesma pontuação que seus oponentes que estão na zona de rebaixamento - Fluminense, que caiu para o último lugar, Ipatinga e Portuguesa -, mas vence nos critérios de desempate. Os três ainda jogam e podem ultrapassá-lo.
Em um primeiro tempo truncado, Sport e Vasco preocuparam-se incialmente em se defender. No entanto, os vascaínos, em três chutes a gol, acertaram o travessão logo com um minuto - Baiano cobrando falta na meia-lua - e marcaram dois gols. Porém, foram os mandantes quem abriram o placar.
Encurralando o oponente a partir dos 15 minutos, o Rubro-negro buscou os lados do campo para romper a retranca cruzmaltina. E, aos 36 minutos, conseguiu: Kássio cobra escanteio pela direita e a bola acabou voltando. O meia, livre, preparou e deu um forte chute cruzado. Baiano, na pequena área, desviou de cabeça e o arremate, que sairia, entrou.
Porém, em dois ataques isolados, o \"Time da virada\" virou. Aos 39 minutos, Moacir errou na intermediária de defesa e foi desaramado por Alex Teixeira, que passou a Leandro Amaral - ele bateu rasteiro e empatou. Aos 45 minutos, Leandro, que isolado recuou bastante, atuando como meia, recebeu novamente de Alex e, de fora da área, acertou bonito chute.
Na etapa final, o jogo mudou em um detalhe: o Sport foi mais ofensivo. Em busca do empate, o Leão pressionou o oponente de maneira mais incisiva. Por sua vez, os cruzmaltinos reforçaram a postura defensiva e praticamente abdicaram do ataque, com raros avanços - especialmente no início.
O confronto terminou como um treino de ataque contra defesa. Inteiro na frente, o time pernambucano induzia o adversário ao erro - sua melhor chance foi aos 29 minutos: Dutra cruzou pela esquerda, o goleiro Rafael saiu mal e Fumagalli cabeceou - a vola desviou em Odavn e saiu rente ao travessão.
Agora, as duas equipes terão 11 dias para se preparar para a próxima rodada do Campeonato Brasileiro, na qual ambas enfrentam clássicos regionais. No dia 19 de outubro, um domingo, às 18h10, enquanto o Sport entra em campo novamente na Ilha do Retiro contra o Náutico, o Vasco enfrenta o Flamengo, no Maracanã.
FICHA TÉCNICA:
SPORT 2 X 2 VASCO
Estádio: Ilha do Retiro, Recife (PE)
Data/hora: 08/10/2008 - 22h (de Brasília)
Árbitro: Wilson Luiz Seneme (Aspirante Fifa-SP)
Auxiliares: Emerson Augusto de Carvalho (Fifa-SP) e Márcio Luiz Augusto (SP)
Renda/público: R$81.375,00 / 17.442 pagantes
Cartões amarelos: César, Dutra e Ciro (SPT); Jorge Luiz, Baiano e Eduardo Luiz (VAS)
GOLS: Kássio, 36\"/1ºT (1-0); Leandro Amaral, 39\"/1ºT (1-1); Leandro Amaral, 45\"/1ºT (1-2); Ciro, 46\"/2ºT (2-2).
SPORT: Magrão, Igor, César (Sandro Goiano, 13\"/2ºT) e Durval; Carlinhos Bala (Sidny, intervalo), Moacir (Fumagalli, intervalo), Júnior Maranhão, Kássio e Dutra; Ciro e Roger. Técnico: Nelsinho Baptista.
VASCO: Rafael, Jorge Luiz, Eduardo Luiz e Fernando (Odvan, 22\"/2ºT); Baiano, Jonílson, Mateus, Victor, Alex Teixeira (Abubakar, 30\"/2ºT) e Valmir (Eduardo, 15\"/2ºT); Leandro Amaral. Técnico: Renato Gaúcho.
Mais lidas
- 6 Notas dos jogadores do Vasco na vitória contra o Botafogo TOP
- 0 Comparativo dos valores gastos de Vasco e Botafogo com atletas TOP
- 0 Os clubes interessados em Rayan TOP
- 0 Textor elogia Rayan e comenta possibilidade do Vasco jogar no Nilton Santos TOP
- 7 Rafael Paiva pede desculpas e diz que Vasco precisa competir mais TOP
- 1 Evander fala sobre possível retorno ao Vasco TOP
- 2 Gilmar Ferreira analisa partida do Vasco: 'Deplorável' TOP
- 0 Quem é Evangelos Marinakis, o grego interessado na SAF do Vasco TOP
- 1 Fernando Campos analisa contratações da última janela do Vasco TOP
- 2 'Derrota serve de lição'; análise de Botafogo 3 x 0 Vasco TOP