Futebol

Walber já jogou contra o Vasco pela Copa São Paulo de Futebol Júnior

O zagueiro Walber, reforço do Vasco para a sequência da temporada, vive a expectativa para fazer a sua estreia com a camisa do Gigante da Colina. Com apresentação marcada para o início da tarde desta segunda-feira, ele não esconde a ansiedade para entrar logo em campo. Mas o que poucos sabem ou lembram é que a relação do jogador com o clube já teve um capítulo, escrito há mais de quatro anos. E meio indigesto para o torcedor vascaíno. Walber já fez com que o Cruz-Maltino amargasse uma derrota por sua conta. Jogando pelo Botafogo-PB, clube onde foi revelado para o futebol profissional, ele marcou o único gol da vitória do time paraibano contra os cariocas, em duelo válido pela rodada #1 da Copa São Paulo de Futebol Júnior, em 2017.

Naquele ano, Walber já figurava no banco de reservas do time principal do Botafogo-PB, era peça relacionada de forma recorrente para as partidas dos profissionais, mas ainda não era utilizado com tanta frequência. Contudo, a experiência adquirida no dia a dia de atividades do Belo fez com que ele fizesse uma atuação impecável diante de um gigante do futebol brasileiro.

Foto: Acervo pessoal / Walber

Dentro de campo, o zagueiro, que é natural da cidade de Cruz do Espírito Santo, foi um dos melhores da partida, se destacou nos duelos por cima e por baixo diante da pressão imposta pelo Vasco em quase toda a partida e saiu de campo bastante prestigiado pela apresentação entregue no gramado do Estádio Luisão, na cidade de São Carlos.

Mas o ápice da lembrança do zagueiro acontece justamente por conta de um momento inesquecível. É que, os 33 minutos do primeiro tempo, ele recebeu cruzamento do lado esquerdo, contou com a falha do goleiro João Pedro e, no segundo pau, como um homem-gol, mergulhou de carrinho para marcar o gol da vitória do clube alvinegro da estrela vermelha.

— Eu era um garoto cheio de sonhos. Mas sabia dos meus objetivos, das minhas qualidades, e que um dia eu podia vestir aquela camisa (do Vasco), como vou vestir hoje. Naquela época, todo mundo queria jogar contra um time grande. Deus pôde me abençoar para eu fazer um gol e a gente sair com a vitória — rememorou.

Depois de disputar a primeira fase da Copinha, Walber passou a ter mais chances na equipe principal do Botafogo-PB, onde jogou até o início do ano de 2019, quando foi emprestado ao Sport. Posteriormente, passou por Athletico, Guarani e Cuiabá, até chegar ao Vasco e ser o oitavo zagueiro inscrito no elenco em busca do retorno do Cruz-Maltino à elite do futebol brasileiro.

Busca por espaço e por sequência na temporada

Antes de chegar ao Vasco, Walber começou a temporada como titular no Cuiabá sob o comando de Alberto Valentim, foi perdendo seu espaço aos poucos e, mesmo com a saída do antigo treinador para a chegada de Jorginho, só teve uma oportunidade de atuar no Brasileirão, na rodada #18, no empate sem gols do Dourado contra o Fortaleza. Apesar de uma temporada na qual ainda não decolou, o zagueiro não chegou por acaso na Colina.

Walber foi emprestado ao Vasco como indicação do então treinador Lisca, que pediu demissão na semana passada, em busca de minutagem e também de voltar a repetir o bom desempenho que mostrou no Guarani na temporada passada, onde foi titular absoluto na defesa.

Foi pelo Bugre que o atleta, após o duelo contra o América-MG, chamou a atenção do agora ex-técnico da equipe carioca, que começou a dar pistas de que queria trabalhar com o jogador de 24 anos. Agora sem o seu "fiador" à beira do gramado, o zagueiro seguirá seu rumo no time em busca de espaço em meio à realização do sonho de vestir a camisa de um clube gigante do futebol brasileiro.

— O sonho de todo garoto é vestir a camisa de um time grande. E agora eu estou realizando o sonho de vestir a camisa do Vasco. Se aconteceu de eu poder vestir essa camisa é porque eu trabalhei bastante, fiz uma excelente Série B no ano passado. Estou muito feliz em poder vestir essa camisa, sabendo da grandeza e de onde o Vasco deve estar, que é na elite do futebol brasileiro — afirmou.

Anunciado oficialmente como contratação do Vasco no último domingo, Walber tem apresentação marcada para esta segunda-feira, quando deve também iniciar os seus trabalhos em campo com os seus novos companheiros. O jogador ainda aguarda a publicação do seu nome no BID para saber se fica ou não à disposição do técnico Fernando Diniz para a partida contra o CRB, no Rei Pelé, em Maceió, na próxima quinta-feira.

Fonte: ge