Futebol

Wagner Diniz é o vascaíno mais regular neste início de temporada

Confiança. Este é o sentimento de todos no Vasco em relação ao lateral-direito Wagner Diniz. Até mesmo a torcida não pega mais no pé do jogador. Também pudera. O camisa 2 é o mais regular do time de São Januário e tem participação importante em boa parte dos ataques vascaínos neste início de ano.

A boa fase tem se refletido em gols. Já foram três na temporada, em 12 partidas disputadas. A evolução de Wagner Diniz é tão grande que em 113 jogos, entre 2005 e 2007, ele deixou a sua marca em apenas cinco oportunidades.

Com o bom futebol, as vaias que vinham da arquibancada ficaram no passado, assim como a incerteza no time titular. O lateral-direito chegou a ser reserva de Claudemir e Thiago Maciel. Atualmente, os dois jogadores não estão mais no clube, enquanto Wagner Diniz tem a importância cada vez mais realçada por Alfredo Sampaio.

– Wagner Diniz tem papel fundamental no esquema doVasco e não somos somente nós que sabemos disso. Os adversários têm buscado uma forte marcação em cima dele mas a fase do jogador é muito boa – afirmou o técnico cruzmaltino.

É pelo lado direito do campo que o Vasco tem buscado a maioria das jogadas. Wagner Diniz não é requisitado somente por Morais, com quem troca passes com freqüência.

Na partida contra o Duque de Caxias, Edmundo apareceu no setor e tabelou com o lateral no lance que culminou com um belo gol do camisa 2. Segundo Alfredo Sampaio, a velocidade com a qual o jogador entra na grande área tem sido o diferencial a favor do Vasco.

Com o bom momento, surge o interesse de outros clubes no futebol de Wagner Diniz. Em dezembro passado, foi especulado no Palmeiras. Ney Franco, técnico do Atlético Paranaense, já fez elogios ao jogador, gesto bastante repetido por Alfredo Sampaio: – Considero o Wagner Diniz um dos melhores do Brasil na posição.

Wagner Diniz tem contrato com o Vasco até dezembro. Palmeiras e Atlético-PR já sondaram o jogador
 
3 gols Wagner Diniz já marcou na temporada em 12 jogos disputados.
2 pênaltis o lateral-direito sofreu na temporada, contra Resende e Boavista.
1,8 chute por jogo Wagner é o maior finalizador do Carioca na posição.
2,7 dribles por jogo O camisa 2 vascaíno é o lateral-direito com mais fintas por partida na competição.

O que há de bom e de ruim no camisa 2 vascaíno

Bom no ataque - Wagner Diniz tem grande facilidade para entrar na grande área em condições de finalizar ou fazer o passe. O jogador tem um histórico de pênaltis sofridos e não se intimida com os zagueiros adversários.

Irregular na defesa - Wagner Diniz não é tão bom na marcação. Seus avanços abrem espaços na defesa.
Além disso, o lateral se mostra um pouco afobado em alguns momentos das partidas.

Lateral se destaca mais nos atributos ofensivos

Entre os outros jogadores da mesma posição, Wagner Diniz ganha destaque em alguns atributos. Curiosamente, todos eles ofensivos, o que mostra que atacar é sua principal característica.

Com três gols, ele é o artilheiro entre os laterais-direitos dos quatro principais times do Rio, ao lado de Alessandro, do Botafogo. O dois primeiros foram marcados na goleada de 5 a 2 sobre o Resende. O primeiro saiu após tabela com Morais na direita e o segundo após troca de passes com Marquinho.

E foi nessa partida que ele foi responsável indireto por outro gol. Wagner Diniz sofreu um pênalti, que Morais bateu e converteu. Em outra goleada, na de 4 a 0 sobre o Boavista, o lateral sofreu outro pênalti. Desta vez, quem marcou foi Edmundo.

O lateral vascaíno é também o que mais conclui a meta entre os jogadores da mesma posição, com 1,8 chute por partida.

Wagner Diniz é o lateral-direito que mais parte para cima dos adversários. Neste Carioca, ele é o melhor driblador da posição, com 2,7 fintas por jogo. Neste quesito, ele só perde para Morais (com 3,8 dribles/jogo) e Alex Teixeira (com 5,5/partida) no elenco vascaíno. O lateral é o sexto melhor deste fundamento em
todo o Campeonato Carioca até agora.

Ele é, ao lado de Tiago, um dos representantes vascaíno na seleção do Campeonato Carioca do LANCE!, tendo a maior média de nota entre os laterais-direitos.

Wagner Diniz é, inclusive, o jogador com a média de nota mais alta entre todo o elenco vascaíno, com 6,55, em dez partidas disputadas.

A opinião dos especialistas sobre o lateral

Foram feitas duas perguntas para os especialistas:

Wagner Diniz pode ser considerado um dos melhores laterais-direitos do Brasil?

"Wagner atua numa posição em que os caminhos para a Seleção estão abertos. Ele não estaria errado se sonhasse com uma convocação. Ele tem evoluído muito e é um jogador a se observar com atenção."
André Kfouri, colunista do Lance

"Acredito que no ano passado ele já era um dos melhores do Brasil. Ele é muito mais ofensivo do que defensivo. Ele chega bem, é rápido e tem boa técnica. Porém, fica devendo um pouco na marcação."
Mauro Beting, colunista do Lance

"Pode, sim. Talvez no passado ainda lhe faltasse um pouco de maturidade, porque antes já era um grande jogador. Agora ele parece mais consciente de que está defendendo um grande clube como o Vasco."
Roberto Assaf, colunista do Lance

Qual é a importância do jogador no esquema montado pelo técnico Alfredo Sampaio?

"O valor de Wagner Diniz para o Vasco pode ser resumido pela jogada do gol marcado na última rodada. Ele se apresentou, tabelou com Edmundo, correu em direção à área e finalizou bem."
André Kfouri, colunista do Lance

"A parceria que ele faz com Morais pela direita é boa. Seria interessante que o Vasco criasse novas alternativas. Calisto pode atuar como terceiro zagueiro para dar mais liberdade ao lateral-direito."
Mauro Beting, colunista do Lance

"Como o Vasco não tem um jogador efetivo na esquerda, o Wagner tem um papel fundamental no esquema do Vasco. Ele dá passes e também finaliza. O time só não pode ficar dependente dele."
Roberto Assaf, colunista do Lance

Fonte: Lance