Vou dar sangue para virar ídolo no Vasco
Aos 35 anos, com um currículo extenso de títulos, Edílson dará hoje, às 16h, contra o Americano, em São Januário, o pontapé para mais um desafio na carreira: ganhar o respeito da torcida vascaína, que até hoje o vê como um jogador identificado com o maior rival. Mas, para quem se tornou ídolo no Corinthians pouco tempo depois de ser adorado no Palmeiras, a missão, embora ingrata, não parece impossível. Basta, como o próprio Edílson comentou em entrevista exclusiva ao LANCE!, concedida na sexta-feira de manhã, fechar a boca e, em campo, dar sangue pelo Vasco.
Mas no hall do prédio onde está morando, na Barra da Tijuca, Edílson falou, e muito. Da alegria de jogar ao lado de Romário às lembranças das desavenças com Petkovic; de Ronaldo a Ronaldinho; de Eurico Miranda a Valdiram. E aos que duvidam de sua capacidade técnica, um lembrete: \"Olhem a artilharia do Estadual. Não tem um garoto novo...\"
ESTRÉIA
\"Estou ansioso demais. Não durmo direito há dois dias. Fico preocupado em acordar cedo para não perder a hora do treino. Se eu estivesse voltando para o Flamengo, seria diferente, porque lá tenho uma história. No Vasco, ainda vou começar uma.\"
PRIMEIRA IMPRESSÃO
\"Foi boa para caramba. Todo mundo sempre disse que o melhor presidente de clube era Eurico Miranda. Agora estou vendo que é verdade. Ele vive Vasco 24 horas. E também me protege. Na minha primeira entrevista, a imprensa queria falar de Flamengo, e tal, e ele a todo instante intercedia. Nunca vi isso.\"
SONHO ANTIGO
\"Eurico tinha tentado me contratar em 96 e em 2000. Era um sonho antigo dele de me ver no Vasco. E agora deu certo. Antes de eu assinar contrato com o clube, o PC Gusmão (técnico do Cruzeiro) queria me levar para lá. Mas mantive minha palavra e fechei com o Vasco.\"
FÉ NO PRÓPRIO TACO
\"Individualmente, os dois últimos anos foram muito bons. Pelo Vitória, em 2004, marquei 19 gols e fui um dos artilheiros. Aí fui para a Arábia e lá fiz 28 gols em 22 partidas. Os caras nunca tinham visto um brasileiro fazer tantos gols em tão pouco tempo. E pelo São Caetano, no ano passado, marquei muitos gols no fim, quando o time estava ameaçado de rebaixamento para a Série B. Estou apuradíssimo tanto no aspecto técnico quanto no aspecto físico.\"
PASSADO RUBRO-NEGRO
\"Rapaz, eu sou do Nordeste. E como muitos lá, torcia pelo Flamengo na infância. Mas não me preocupo com meu passado rubro-negro. O jogador fica marcado pelo que faz dentro de campo. Jogando bem, nego esquece de qualquer outra coisa. Fui ídolo no Palmeiras e também no Corinthians porque dei meu sangue pelas duas camisas. Fazendo o mesmo no Vasco, vou virar ídolo da torcida. Quando vou para um lugar, vou de corpo e alma. Só que não adianta falar agora. É dentro de campo que as coisas acontecem.\"
ROMÁRIO
\"Juntos, tínhamos jogado apenas uma vez, em 2000. Foi pela Seleção Brasileira, num amistoso contra o México. Ganhamos por 3 a 2. Fiz um gol e ele fez dois. Romário sempre foi ídolo. E meu futebol combina com o dele. Somos rápidos, inteligentes, e quase não erramos. Será um prazer ajudá-lo a chegar ao milésimo gol. Sempre fui um segundo atacante, de servir. E ele deve estar contente, porque sou um cara que vou dividir a responsabilidade com ele.\"
RENATO GAÚCHO
\"É legal ser treinado por um cara que jogou futebol, e ainda mais na sua posição. Ele sabe o que está falando. É muito melhor de lidar, de entender. E me irrita quando um treinador que nunca foi atacante me questiona o motivo de eu ter perdido gol. Como ele pode falar se nunca esteve naquela situação?\"
VALDIRAM
\"É um dos melhores amigos que fiz no Vasco. E ele é um cara que quer ser ajudado, tanto que sempre pede conselhos a mim, a Romário.\"
TRAÍRAS NO FUTEBOL
\"Todo jogador de futebol é traíra. Uns mais do que os outros. O jogador que é seu reserva, e diz que está torcendo para
você se dar bem, mente. Porque ele não está satisfeito. Tem o trairão e o trairinha.\"
PETKOVIC
\"Quando o São Caetano enfrentou o Fluminense ano passado, nós até nos cumprimentamos. Acontece que na época do Flamengo discordamos de algumas coisas. De repente é questão de personalidade.\"
PANELA VELHA
\"Falam muito desse negócio de o cara estar velho. Mas quem são os artilheiros do Estadual? Túlio, Dodô, Romário, Luizão... Cadê os garotos?\"
RONALDO E RONALDINHO
\"Todo mundo tem uma situação às vezes em que não está legal. É o que está acontecendo com Ronaldo. Mas não podem duvidar da capacidade dele. Então ele não merece um voto de confiança? Já Ronaldinho Gaúcho é disparado o melhor do mundo. Ele une tudo o que um jogador de futebol deve ter: é rápido, inteligente, forte, bom no jogo aéreo, na bola parada...\"
COPA DO MUNDO
\"A Seleção de hoje está colhendo o que fizemos em 2002. Por isso vai entrar na Copa com moral. É diferente você disputar um Mundial como vitorioso do que como derrotado no campeonato anterior. Acho que Itália, Inglaterra, Argentina e França serão nossos maiores rivais.\"
FUTURO
\"Só sei que não serei técnico (risos). Sou muito crítico, tanto que nem vejo meus VTs. Então, eu só ia querer craque no meu time. Como eu sei que isso é impossível... De resto, entreguei minha vida a Deus.\"
- SuperVasco