Clube

Vote no melhor e pior jogador do Vasco no Carioca

O Campeonato Carioca acabou para o Vasco no último domingo, após a derrota para o Nova Iguaçu por 1 a 0, no Maracanã. Em uma campanha onde não perdeu para nenhum rival, a equipe não soube superar o clube da Baixada e perdeu jogando pior que o adversário nas duas semifinais.

Com o fim da participação no Carioca, o ge separou as médias das atuações de todos os jogadores do Vasco na competição para avaliar quem se destacou, para o bem ou para o mal. Veja abaixo e vote no melhor e no pior ao fim da matéria.

Apenas os jogadores com no mínimo quatro jogos no Estadual entraram neste recorte - a única exceção foi Maicon, que foi titular em três jogos. Jair e Paulinho, lesionados, não entraram no ranking.

Quem foi bem?

Dimitri Payet

Talvez o campeonato do francês tenha sido a melhor notícia no primeiro trimestre do Vasco em 2024. Com sete participações em gols - duas bolas na rede e cinco assistências -, Payet foi decisivo e a principal arma da equipe de Ramón Díaz na maioria das partidas. Ele terminou o Carioca com uma nota 7 de média, a maior entre todos do elenco.

A melhor atuação de Payet no Carioca foi contra a Portuguesa, partida na qual o francês participou dos quatro gols da partida. Os jogos contra Bangu e Botafogo também tiveram destaque do camisa 10 vascaíno. Se o francês estava bem, o time jogava bem - o que não aconteceu no domingo, contra o Nova Iguaçu.

Lucas Piton

Ao lado de Payet, Lucas Piton foi a principal arma ofensiva do Vasco. Desde a criação das jogadas, levando muito perigo pela esquerda, o lateral participou de três gols. Além de uma assistência em cruzamento, foi oportunista na frente e marcou duas vezes. Teve média de 6,6.

A regularidade foi a principal marca de Piton em 2023, mas neste ano ele tem ganhado ainda mais protagonismo. A única partida em que recebeu uma nota inferior a 5 foi neste domingo, contra o Nova Iguaçu - confronto no qual ninguém se salvou.

Léo Jardim

O goleiro do Vasco foi o dono da melhor atuação do elenco no Carioca. Léo Jardim recebeu nota 9 na partida de ida das semifinais contra o Nova Iguaçu, quando evitou uma derrota significativa do time salvando a equipe com defesas difíceis. Contra o Flamengo, na Taça Guanabara, também foi destaque ao pegar pênalti de Gabigol no fim do jogo.

No entanto, Léo Jardim teve uma tarde infeliz contra o Bangu, quando falhou em um chute de fora da área. Nada suficiente para o tirar dos destaques do Vasco no Carioca, com nota 6 de média.

Outros jogadores se destacaram e tiveram boas médias, como Vegetti (5,9) e Galdames (6). O argentino demorou a marcar, mas engrenou e foi o artilheiro do Vasco na competição com quatro gols - apesar de ter passado em branco nas semis. Já o chileno chegou no meio da competição, assumiu a titularidade e participou de três gols, mas terminou em baixa após duas semifinais fracas.

Uma surpresa positiva foi Mateus Carvalho (5,7). Pouco badalado, o volante foi ganhando confiança após boas atuações em clássicos e poderia ter sido titular no domingo, não fosse a expulsão na primeira partida contra o Nova Iguaçu. Na defesa, João Victor (5,6) foi o zagueiro mais regular.

Quem foi mal?

Praxedes

O meia não fez um bom campeonato, e a torcida parece concordar com isso. Titular em boa parte da recuperação do Vasco no ano passado no Brasileirão, Praxedes caiu de rendimento e foi para o fim da fila dentro do elenco, atrás de Galdames e Mateus Carvalho, mesmo com as lesões de Jair e Paulinho.

No entanto, foi escalado como titular na segunda partida da semifinal contra o Nova Iguaçu, mas não fez um bom jogo. Saiu muito vaiado do Maracanã. Este jogo e o contra o mesmo adversário ainda na Taça Guanabara foram os piores do meia no Carioca - competição na qual teve 4,67 de média.

Zé Gabriel

O volante iniciou o ano como titular da equipe, mas após atuações ruins terminou o Carioca sendo banco de Gary Medel improvisado na posição. Assim como Praxedes, Zé Gabriel perdeu espaço aos poucos no time e foi vaiado em alguns jogos, principalmente na primeira partida da semifinal contra o Nova Iguaçu - quando recebeu nota 2 do ge.

As melhores atuações de Zé Gabriel no Carioca foram as do clássico contra o Fluminense e a partida contra o Volta Redonda, quando marcou seu único gol em 2024. Na competição, teve uma média de 5,25.

David

Apesar dos três gols marcados no Carioca, David não caiu nas graças da torcida. O atacante começou o campeonato como titular do Vasco, mas demorou a balançar as redes - só marcou no quinto jogo, contra o Audax, em partida que desperdiçou muitas chances. Teve boas atuações contra Botafogo e Portuguesa, mas nada que lhe rendesse a titularidade nas semifinais contra o Nova Iguaçu. Média de 5,05 de nota.

Outros que não se destacaram

Na maioria das vezes escalado como opção vindo do banco, Rossi não mostrou o bom futebol de seu retorno ao Vasco em 2023, quando foi importante com assistências e gols. O jogador atuou em sete partidas no Carioca - nas duas em que foi titular foi substituído sem grande destaque. Não foi utilizado nas semis. Teve uma média de 4,9 de nota.

Puma Rodríguez e Maicon também foram pouco utilizados. Titulares no ano passado com Ramón, perderam espaço e não tiveram destaque quando atuaram. Aliás, Puma teve má atuação na primeira semifinal e contra o Volta Redonda, enquanto Maicon falhou de forma bizarra contra o Nova Iguaçu na Taça Guanabara. O lateral teve média 5, enquanto o zagueiro ficou com 4,67.

Serginho e Erick Marcus foram para o fim da fila do elenco e tiveram pouquíssimos minutos. Paulinho e Jair ficaram de fora do levantamento porque sofreram graves lesões. Jogadores que já saíram do clube ou que atuaram apenas nos jogos enquanto o time principal estava em pré-temporada não entraram na avaliação.


Vote no melhor jogador

Vote no pior jogador

Fonte: ge