Futebol

Volantes se tornam solução para os times cariocas

Os clubes cariocas reclamam da falta de um meia técnico e, em todo início de temporada, buscam desesperadamente o tão sonhado camisa 10. No entanto, não há mais jogadores de alto nível como em outras décadas no Brasil. Além disso, os craques que atuam nesta posição estão na Europa. Mas uma solução barata e funcional pôde ser notada na 31ª rodada do Campeonato Brasileiro: os volantes.

Se antigamente os jogadores desse setor limitavam-se a defender e eram considerados \"brucutus\", hoje eles são indispensáveis ao meio-de-campo das equipes.

Jair Pereira, que já dirigiu os quatro grandes do Rio, reconhece que houve evolução dos jogadores do meio-de-campo e atribui esse fato ao trabalho realizado na base.

- Esse trabalho tem sido feito nas divisões de base. O jogador tem que ganhar qualidade técnica no mirim, infantil e juvenil. Os volantes melhoraram tecnicamente e, além disso, estão tendo a ajuda dos laterais e atacantes que hoje em dia marcam mais do que antigamente. Acho que no futebol a técnica tem que prevalecer em relação às faltas e à violência - afirmou Jair, que atuamente é coordenador de futebol da Universidade Castelo Branco.

No jogo entre Vasco e Goiás, por exempo, o jovem Mateus foi o diferencial pelo lado do Gigante da Colina. O jogador marcou bem e, quando estava de posse da bola, puxava os contra-ataques e aparecia no ataque como elemento surpresa. Além disso, participou efetivamente do primeiro gol do Cruzmaltino marcado por Edmundo.

O Flamengo é o clube com mais cabeças-de-área considerados com qualidade técnica. Ibson, o pentacampeão Kléberson e Jônatas, que vem sendo pouco utilizado por Caio Junior, são jogadores versáteis que marcam, se deslocam e chegam ao ataque para finalizar. Os dois primeiros brilharam na goleada do Rubro-Negro sobre o Coritiba, por 5 a 0, na última quinta-feira.

O Fluminense era um dos últimos colocados no Brasileirão e apontado por muitos como um forte candidato ao rebaixamento. Coincidência ou não, bastou o futebol do volante Arouca subir de produção para que o Tricolor das Laranjeiras voltasse a triunfar. Em três jogos, o time conseguiu sete pontos e dá sinais de que conseguirá fugir da degola.

O Botafogo é o que mais se aproxima do Flamengo em relação à qualidade. Túlio e Diguinho são jogadores que ilustram bem o futebol atual. Aliam velocidade, marcação, obediência tática e finalização. O segundo, que, inclusive, foi especulado no Flamengo para a temporada 2009, marcou um gol na vitória por 3 a 0 sobre o Ipatinga neste sábado. Assim como Leandro Guerreiro e Thiaguinho, também volantes.

Fonte: Lancepress