Categorias de base

Volante Danilo deve ser convocado para a Seleção sub-17

Quando nos vem a cabeça o tão falado “futebol moderno”, fica impossível não imaginar volantes que saibam cumprir com perfeição todas as funções ofensivas e defensivas que lhe são designadas por seus comandantes. Esse será um dos desafios de Emerson Ávila com seus cabeças de área no Sul-Americano Sub-17 do próximo ano.

Para manter a hegemonia que já dura cinco edições do torneio, o treinador da seleção brasileira deverá contar com nomes rodados na categoria, que não passaram apenas por suas mãos, mas também receberam convocações de Marquinhos Santos antes de assumir o Coritiba. Dois desses nomes são os de Danilo do Vasco e Matheus Queiroz do São Paulo. Ambos devem estar na lista de convocados para a competição.

Vale destacar que a seleção vem de um vice-campeonato na Copa Nike, disputada entre novembro e dezembro nos EUA. Muitos dos nomes que aparecerão no sul americano do próximo ano estiveram no torneio disputado em terras americanas, claro, com a ideia de preservar o entrosamento. Confira os possíveis nomes abaixo:

OS FAVORITOS

Danilo – Vasco – 1996

Danilo é um dos homens de confiança de Ávila para o Sul-Americano Sub-17. O volante cruzmaltino atuou na Copa Nike e foi um dos destaques da seleção, onde marcou dois gols e deu duas assistências. Sua importância não é exercida apenas no Brasil, mas também no clube. Em abril deste ano, Danilo renovou seu contrato com o Vasco até 2015 e ainda recebeu a oportunidade de disputar o Campeonato Brasileiro Sub-20 de 2012, juntamente com o companheiro de categoria Matheus Índio. Danilo tem características ofensivas, com boa chegada ao ataque. Possivelmente, será utilizado como um meia armador durante a competição.

Matheus Queiroz – São Paulo – 1996

O meio-campista Matheus Queiroz é uma das joias mais recentes oriundas do CT de Cotia. Recentemente, o presidente do São Paulo, Juvenal Juvêncio, rejeitou propostas de Manchester City e Bayer Leverkusen pelo jogador, obviamente, tentando evitar o que aconteceu em casos como os de Oscar e Piazon. Como já foi dito em matérias anteriores, Matheus conquistou títulos como corredor, consequentemente, caracteriza-se pela velocidade e resistência dentro de campo.

Sávio – Cruzeiro – 1996

O volante Sávio é uma das escassas revelações que tem saído do Cruzeiro nos últimos anos. Dotado de boa técnica, o carioca já acumula algumas passagens pela seleção sub-17, inclusive, esteve presente na Copa Nike, onde disputou dois dos três jogos. O único como titular foi na estreia contra os EUA. Por ter entrado no decorrer da partida contra Portugal e nem ter participado do jogo contra a Turquia, dá para prever que sua moral caiu um pouco com Emerson Ávila, mas ainda tem créditos pela insistência que o treinador teve com ele.

AS OPÇÕES

Gustavo Hebling – São Paulo – 1996

Outra cria de Cotia, Gustavo Hebling vem acumulando algumas passagens recentes pela seleção brasileira e diferentemente do anteriormente citado Sávio, o volante são-paulino ganhou espaço na reta final de Copa Nike, sendo titular nas últimas duas partidas do Brasil na competição. Com esse crescimento em um momento decisivo do torneio, Gustavo ganhou pontos com Emerson Ávila e disputa duramente uma vaga com o jogador do Cruzeiro.

Zé Augusto – Grêmio – 1996

Os nomes de Fernando e Misael já são realidade aos ouvidos gremistas. Futuramente, Zé Augusto deverá ser mais um a ecoar nos arredores da Arena do Grêmio. Assim como os dois volantes citados anteriormente, Zé Augusto demonstra enorme capacidade de destruir jogadas adversárias com roubadas de bola e dar início a contra-ataques mortais. O que pesa contra sua presença no torneio são as poucas convocações que recebeu em comparação com os demais atletas da posição.

CORREM POR FORA

Davi Ferrari – Fluminense – 1996

Capitão do Fluminense por algum tempo, Davi Ferrari vive situação parecida com a do gremista Zé Augusto: recebeu poucas convocações. Além disso, o volante não foi tão participativo na campanha do Flu no Carioca da categoria. Porém, não deixa de ser uma opção interessante, já que é uma das mais destacadas crias de Xerém e por já ter sido disputado duramente pelo Corinthians em 2011. O clube carioca chegou a acusar os paulistas de um assédio indevido dos paulistas.

Fernando Medeiros – Santos – 1996

Fernando é um dos canhotos do time sub-17 do Santos que foram elogiados por Muricy Ramalho. O técnico da equipe principal estava observando os times de base e notou a enorme quantidade de jogadores que tem como principal característica o domínio da perna esquerda nas ações do jogo, coisa que, segundo o próprio Muricy, está em falta no sub-20, geração caracterizada pela \"correria\". Fernando Medeiros já recebeu convocações em 2012 e seria uma opção mais defensiva caso Ávila opte por levá-lo.

Fonte: Olheiros.net