Visão de jogo: Vasco se classificou graças à maturidade
Cristóvão perdeu o duelo tático para Gabriel Schürrer, mas o placar da partida de São Januário garantia ao Vasco o direito de disputar a vaga nas penalidades. Assim como ocorreu durante todo o primeiro tempo, a maturidades dos jogadores do Gigante da Colina fez a diferença e acertando todas as cobranças, o Vasco da Gama alcançou as quartas de final da Copa Libertadores num jogo deveras cardíaco.
Tranquilo, Vasco é soberano no primeiro tempo
O Lanús iniciou a partida tentando exercer a tradicional pressão sobre o Vasco, todavia, esbarrava na parede montada por Cristóvão. Consciente do plano de jogo estabelecido, o Gigante da Colina marcava atrás da linha da bola e dificultava a criação de jogadas do adversário.
Ao compasso que atacava, o time de Gabriel Schürrer conferia espaços aos contra-ataques, principalmente na intermediária. Camoranesi saía para armar as jogadas e deixava Fritzler sozinho para conter Diego Souza e Juninho. Foi através desta lacuna que Nilton surgiu como homem surpresa e acertou um petardo com curva, sem chances para Marchesín.
O tento poderia forçar o Vasco a uma acentuada postura defensiva, todavia o Cruzmaltino mostrou maturidade, soube cozinhar o jogo, trocou passes com calma e em conseqüência, controlou o duelo. Até o término do primeiro tempo, o Vasco esteve mais perto de ampliar o placar que o Lanús do empate, entretanto, cabe salientar que os portenhos chegaram a ameaçar, ora por alguns cochilos de Fágner, ora com cruzamentos para o sempre perigoso Regueiro.
Schürrer modifica a equipe, Lanús vira, mas Vasco vence nas penalidades
Observando as dificuldades de sua equipe, Schürrer decidiu fazer uma modificação que seria determinante para os contornos do duelo. A substituição de Pizarro por Gutierrez fez com que o Lanús atacasse praticamente com três atacantes. Por sua vez, Camoranesi se tornou um autêntico volante diminuindo os espaços da defesa.
O Cruzmaltino tinha dificuldades para criar, o Lanús, conseguiu exercer grande pressão e ganhou a segunda bola. Dessa maneira, criou oportunidades e o gol tornou-se questão de tempo. Primeiro foi Pavone, que se aproveitou do abafa e colocou no fundo das redes. Aos 33, Prass falhou, rebateu chute de Camoranesi e a bola sobrou na pinta para Gutierrez complementar para as redes.
O 2 a 1 levaria o jogo para os pênaltis. O Vasco, sem dispor dos contra-golpes, segurava como podia. Enquanto isso, o Lanús perdia oportunidades em seqüência. O confronto acabou mesmo indo para a decisão por penalidades e nas cobranças, a experiência dos vascaínos fez a diferença. Foi sofrido, mas com 100% de aproveitamento nos tiros decisivos, o time de São Januário está nas quartas de final da Copa Libertadores da América e agora enfrentará o Corinthians.
Leia também
- Classificação dramática! Vasco vence Lanús nos pênaltis e avança na Libertadores
- Curta o SRZD Esportes no Facebook clicando aqui!
Mais lidas
- 6 Notas dos jogadores do Vasco na vitória contra o Botafogo TOP
- 0 Os clubes interessados em Rayan TOP
- 0 Comparativo dos valores gastos de Vasco e Botafogo com atletas TOP
- 0 Textor elogia Rayan e comenta possibilidade do Vasco jogar no Nilton Santos TOP
- 7 Rafael Paiva pede desculpas e diz que Vasco precisa competir mais TOP
- 2 Gilmar Ferreira analisa partida do Vasco: 'Deplorável' TOP
- 1 Fernando Campos analisa contratações da última janela do Vasco TOP
- 2 'Derrota serve de lição'; análise de Botafogo 3 x 0 Vasco TOP
- 0 Ex-árbitro FIFA explica lance da expulsão de João Victor contra o Botafogo TOP
- 5 Vasco vive drama para encontrar os seus pontas titulares TOP