Futebol

Vinícius promete disputa pela titularidade no Vasco

Vinícius está de volta. Recuperado de lesão muscular, entrou no segundo tempo do jogo contra o Grêmio com o ímpeto ofensivo que tem sido uma marca registrada da revelação. Com a necessidade de o Vasco fazer o resultado contra o Goiás, quarta-feira, pela Copa do Brasil, ele pede passagem para voltar a ser titular. Ramon Menezes, por sua vez, não esconde que gosta do garoto. A questão é: onde encaixá-lo?

Do meio para frente, três jogadores despontam como intocáveis por critérios técnicos: Andrey, Benítez e Cano. Sobram Bruno Gomes, Fellipe Bastos e Talles Magno.

O último seria a escolha mais lógica em um cenário em que o treinador queira mexer o menos possível na forma de jogar da equipe. Com Talles fora para a entrada de Vinícius, Martín Benítez pode cair com mais liberdade no lado esquerdo do ataque, onde se sente mais à vontade. O meio de campo seguira com três jogadores de maior contenção.

Entretanto, a manutenção de Talles Magno entre os titulares leva em conta outros fatores que não apenas o técnico. É a história já batida: o Vasco precisa vender um jogador e Talles Magno é o melhor ativo do elenco, ainda que em má fase. E não há como valorizar o artigo mais luxuoso da sua vitrine o colocando nos fundos da loja, ou em outras palavras, no banco de reservas.

As outras opções que aparecem diante de Ramon Menezes mexem com o meio de campo do time. Fellipe Bastos já mostrou sua capacidade de decidir em uma finalização de média distância. Trata-se do melhor chutador do elenco. Tirá-lo, por outro lado, significa dar mais tempo de jogo para a nova formação com Bruno Gomes e Andrey. O segundo, mais adiantado contra o Grêmio, sentiu dificuldades para achar sua posição em campo.

Outra alternativa é retornar com Bruno Gomes para o banco de reservas, recuar Andrey para a posição de primeiro volante e manter Bastos. O Vasco começou o Brasileiro desse jeito, com Bruno saindo do banco no intervalo. Mas o jogador fez por merecer ao menos uma sequência entre os titulares. Colocá-lo novamente no banco, depois de apenas um jogo, pode afetar o moral da revelação.

Vinícius pode também esperar e começar contra o Goiás novamente no banco de reservas, mas não faria sentido em um jogo contra adversário que terá a vantagem do empate para avançar na Copa do Brasil. O Vasco que venceu três partidas e empatou uma já tem características claras: possui um sistema defensivo bem calibrado e um centroavante que não precisa de muitas finalizações para marcar. Mas a criação da equipe ainda é carente, refleto do mau momento de Talles Magno, pelo lado esquerdo, e da carência de jogadores na direita. Pikachu ainda não tem previsão de retorno. Mas Vinícius está lá, à disposição. E Ramon tende a aproveitá-lo.

Fonte: Agência O Globo