Vice em 2000, Tita traz péssimas recordações como treinador do Vasco
Um dos nomes preferidos da atual diretoria vascaína para substituir Antônio Lopes é o do ex-jogador do Vasco e do Flamengo, Tita, que é amigo pessoal de Roberto Dinamite. Como jogador, Tita fez o gol do título contra o Flamengo no estatual de 1987 após um belo passe se Roberto Dinamite, mas na condição de treinador, Tita foi o nome escolhido por Eurico Miranda, Vice-presidente de Futebol em 2000, para comandar o Vasco na segunda partida da final do estadual daquele ano.
Tita dirigiu o Vasco no segundo jogo da final do estadual daquele ano, após Alcir Portella ter feito barbaridades, entre elas, deixar o então lateral Felipe no banco de reservas, na primeira partida da final que levou o Vasco a perder por 3 a 0 para o Flamengo. Na ocasião, um dos critérios para escolha do nome de Alcir Portella foi o fato de ele ser identificado com o clube, mesmo critério que os veículos de comunicação têm informado que será utilizado pela atual diretoria para escolha de um treinador para substituir Antônio Lopes, o que favoreceria Tita.
Sem muitas chances, Tita foi para o segundo jogo da final precisando reverter o resultado elástico, mas não conseguiu prever o óbvio, os rubro-negros cometeriam sucessivas faltas para amarrar a partida, o que deixou o Vasco sem condições de criar, já que Tita não conseguiu montar um esquema que fugisse das infrações dos flamenguistas ou que levasse a expulsão de algum jogador do Flamengo.
Em 17 de junho de 2000, os rubro-negros venceram por 2 a 1 com um gol de Tuta em completo impedimento e mal validado pelo juiz Aluísio Viug, o que representou um péssimo início de carreira para Tita, que já havia dirigido o Americano de Campos naquele mesmo ano.
Naquela tarde, o Vasco jogou com Hélton, Paulo Miranda, Odvan, Mauro Galvão, Alex Oliveira, Amaral, Fabiano Eller, Juninho Pernambucano, Felipe, Pedrinho e Viola. Treze dias depois, em 30 de junho, Tita comandou a equipe vascaína pela última vez, em um amistoso contra o Rio Branco do Espírito Santo, e o Vasco venceu por 2 a 0.
No Brasil, além do Vasco, Tita já comandou as seguintes equipes:
Americano
América-RJ
Americano
Caxias
Remo
Campinense
Olaria
Tupi
Macaé
Mais lidas
- 4 Gilmar Ferreira: Vasco falha na defesa de Rafael Paiva
- 2 Vasco enfrenta o Corinthians neste domingo (24), na Neo Química Arena
- 0 BTB Sports fala sobre busca do Vasco por jogadores para próxima temporada
- 0 Futbolaço Podcast: Azevedo faz análise da passagem do Payet pelo Vasco
- 1 AV Mais: Vasco encara o Corinthians dias após declarações de Ramón Díaz
- 0 Gabriel Pec: 'Nunca vou conseguir esquecer o Vasco, tirar do meu coração'
- 0 Atlético de San Luis quer renovar com Rodrigo Dourado, citado no Vasco
- 2 Vasco não vence o Corinthians em SP há 17 anos
- 0 Base: Vasco enfrenta Fluminense hoje (24) na semifinal da Taça Rio
- 0 Erick Marcus vive bom momento no Ludogorets