Veja o panorama do Vasco para o Brasileirão
Romário. Um dos mais importantes jogadores da história recente do futebol brasileiro continua sendo o ator principal do elenco do Vasco. Aos 41 anos, há dois meses brigando diretamente pela marcação do milésimo gol em sua carreira, o Baixinho continua sendo o principal nome de uma equipe, que não dá ao torcedor cruzmaltino maiores esperanças no Campeonato Brasileiro.
A diretoria do clube já deixou claro que o \"Projeto Gol Mil\" vai continuar, apesar de ter tido relação direta com as eliminações precoces no Campeonato Carioca e na Copa do Brasil. A ansiedade do grupo foi determinante nas derrotas, que fizeram com que o treinador Renato Gaúcho deixasse o comando do time e fosse substituído por Celso Roth. Romário já avisou que não atuará nas partidas fora de casa, como a estréia do próximo domingo, contra o América-RN, em Natal, e que espera atingir seu feito em um jogo no Maracanã. Logo, os encontros antes programados para São Januário serão transferidos para o palco mais famoso.
O Vasco tinha uma cara que o torcedor já conhecia. Renato Gaúcho trabalhava com o time na mão e foi com um desempenho dos mais qualificados que por pouco não colocou a equipe na Taça Libertadores da América de 2007. A sexta colocação no último Nacional foi a melhor performance vascaína desde o título da Copa João Havelange, em 2000. O desgaste do técnico com Romário, porém, foi enorme e a troca por Roth, sacramentada.
O estilo do treinador já ficou evidente no primeiro mês no comando do time: forte marcação no meio-campo e pouquíssima preocupação de ataque, setor que tem em Leandro Amaral um destaque incontestável. Aliás, o atacante é um dos poucos nomes famosos na equipe. Os meias Renato e Morais são outros que podem ser citados, diferentemente de cinco dos seis reforços para a competição: o zagueiro Breno, ex-Náutico; o meia Thiaguinho, ex-Boavista-RJ, e os atacantes Martin Carvalho, ex-Internacional; Anselmo, também ex-Boavista, e o colombiano Martín Garcia, ex-São Caetano. A mais importante contratação a aportar na Colina foi a do goleiro Silvio Luiz, ex-Corinthians, que já barrou o antigo titular, Cássio.
O Vasco é um dos times de maior tradição na história do Campeonato Brasileiro. Campeão em 1974, 89, 97 e 2000, é um dos quatro times que faturou a taça quatro vezes, ao lado de Palmeiras, Corinthians e São Paulo. Eles estão a apenas um título do recordista Flamengo. Além das quatro conquistas, os vascaínos foram vice-campeões em 1979 e 84, terminaram em terceiro, em 1992; em quarto, em 1978, e em quinto, em 1981 e 88.
Time-base: Silvio Luiz; Thiago Maciel, Júlio Santos, Jorge Luiz e Rubens Júnior; Amaral, Roberto Lopes, Renato, Abedi e Morais; Leandro Amaral. Treinador: Celso Roth.
Contratações: Silvio Luiz (goleiro, ex-Corinthians); Breno (zagueiro, ex-Náutico); Thiaguinho (meia, ex-Boavista); Anselmo (atacante, ex-Boavista); Martin Carvalho (atacante, ex-Internacional) e Martín Garcia (atacante, ex-São Caetano).
Mais lidas
- 1 Bilionário grego é o principal interessado na compra da SAF, diz RTI Esporte TOP
- 2 Pedrosa: Os dois treinadores que o Vasco realmente fez contato TOP
- 0 Felipe deverá surpreender na escalação do Vasco contra o Atlético-GO TOP
- 0 Alexandre Mattos explica cláusula polêmica na negociação de João Victor TOP
- 1 Sforza deve ser testado em outro setor do meio-campo TOP
- 1 A prioridade do Vasco na busca por um novo técnico TOP
- 0 Empresário de Isidro Pitta comenta sondagem do Vasco; vídeo TOP
- 1 SBT Sports Rio debate sobre interesse do Vasco em Luís Castro TOP
- 2 Felipe Silva sobre Luís Castro: 'Agrada muito ao presidente Pedrinho' TOP
- 0 Elenco segue sendo preparado por Felipe na reta final do Brasileiro; fotos TOP