Futebol

Veja detalhadamente todas as estreias de Juninho pelo Vasco

Um retorno triunfal. Assim pode ser considerada a reestreia de Juninho Pernambucano pelo Vasco. No último domingo, o Gigante da Colina entrou em campo na 17ª posição, ocupando o primeiro posto da zona de rebaixamento. O time não vivia bom momento e vinha de duas derrotas seguidas, a última em um clássico contra o Flamengo (1 a 0). Mas uma vitória sobre o Flu por 3 a 1 fez o ambiente mudar. E se há algum jogador responsável por devolver sorrisos e um pouco de esperança à São Januário é o Reizinho. Após 12 anos longe do Maracanã, o dono da camisa 8 teve um retorno inspirado e fez o gol que abriu caminho para o triunfo, inflamando a torcida vascaína. Assim, ele acabou conseguindo mais um registro histórico para o seu reinado: em todas as estreias oficiais (1995, 2011 e 2013), deixou sua marca com a camisa do Vasco.

A relação do veterano com o clube parece ser eterna, inabalável. Tanto que mesmo depois das divergências que marcaram sua saída no final do ano passado, o retorno foi acertado rapidamente. A fraca campanha do time no Campeonato Brasileiro não parece ser suficiente, por enquanto, para fazer com que um clima de protesto seja mais intenso do que o assédio particular ao Reizinho, a grande atração de um elenco recheado de apostas. Com a venda de Dedé para o Cruzeiro, em abril, a diretoria tentou superar a grave crise financeira para repatriar um jogador de renome que afagasse o torcedor. O goleiro Hélton virou alvo, mas foi a inesperada volta de Antônio Augusto Ribeiro Reis Júnior, o Juninho Pernambucano, que mexeu com o clube. Novamente, sua majestade com a torcida vascaína já estava mais do que consolidada. O cetro e a coroa estavam preparados. São Januário voltava a ter um rei.

Cobiçado pelo Sport, onde iniciou sua trajetória no futebol, idolatrado no Lyon por ter projetado o clube internacionalmente, e rei em São Januário por tudo o que conquistou com o Vasco. Juninho ganhou tudo isso usando muito mais do que a qualidade técnica. Ele se tornou ídolo por onde passou por ter construído uma imagem de profissional irretocável.

Atualmente, aos 38 anos, o meio-campo assinou contrato com o Vasco por seis meses - algo que considerava pouco provável quando estava no New York RB, dos Estados Unidos, há algumas semanas -, e estreou com o pé direito no clássico carioca da oitava rodada do Brasileirão. Aliás, ter bom desempenho ao debutar com a camisa do Vasco da Gama já é um fato recorrente na carreira do jogador. São três jogos e três gols. Coincidentemente, todos pelo Campeonato Brasileiro. Relembre.

26/08/1995 - Santos 3 x 5 Vasco

No Campeonato Brasileiro de 1995, em jogo válido pela terceira rodada do Grupo B, Juninho, ainda um desconhecido, fazia sua estreia pelo Vasco na Vila Belmiro. Contra o Santos, ele, recém-contratado junto ao Sport, foi uma aposta do técnico Jair Pereira para o duelo. O Cruz-maltino saiu perdendo por 2 a 0, mas conseguiu a virada. Aos 29 minutos do segundo tempo, com um belo chute de fora da área, o jogador fez um dos gols da vitória por 5 a 3 sobre Peixe. Nos instantes finais, ele deixou o gramado para entrada do ídolo Geovani, o “Pequeno Príncipe”, que estava prestes a encerrar a carreira.

Ficha

Local: Vila Belmiro, São Paulo (SP)
Árbitro: Sidrak Marinho (GO)
Gols: Pintado, Macedo e Jamelli / Leonardo (2), Valdir (2) e Juninho

AS ESCALAÇÕES

Santos – Edinho, Jean, Cerezo e Piá (Robert); Gallo, Pintado, Marcelo Passos (Carlinhos) e Giovanni, Jamelli (Whelliton) e Macedo.

Vasco – Carlos Germano, Pimental, Tinho, Ricardo Rocha e Jefferson, Charles, Nélson, Yan e Juninho (Geovani), Valdir e Leonardo.

06/07/2011 - Corinthians 2 x 1 Vasco

Pela oitava rodada do Brasileirão, depois de tomar um susto com o gol do Reizinho logo no início do jogo, em falha do goleiro Julio Cesar, o invicto Corinthians contou com a dupla Ralf e Paulinho para virar o jogo, vencer por 2 a 1 e assegurar a liderança na tabela. A reestreia do ídolo vascaíno e o gol marcado por ele logo aos 2 minutos do primeiro tempo não foram capazes de atrapalhar a grande fase corintiana no campeonato nacional. Juninho inaugurou o marcador numa cobrança de falta. Em disparo da intermediária, a bola tocou o chão dentro da pequena área e traiu o goleiro corintiano no canto direito.

Ficha

Local: Pacaembu, São Paulo (SP)
Árbitro: Leandro Pedro Vuaden (RS)
Gols: Juninho / Ralf, Paulinho

AS ESCALAÇÕES

Corinthians – Julio Cesar, Weldinho, Wallace, Leandro Castán e Fábio Santos; Ralf, Paulinho e Danilo (Alex); Willian (Emerson), Liedson e Jorge Henrique (Edenilson).

Vasco - Fernando Prass, Fagner, Dedé, Anderson Martins e Márcio Careca; Romulo, Juninho (Allan), Felipe e Diego Souza (Bernardo); Éder Luis (Leandro) e Alecsandro.

21/07/2013 - Fluminense 1 x 3 Vasco

A reabertura do Maracanã aos clubes teve show de um velho conhecido do estádio. Na reestreia pelo Vasco, Juninho Pernambucano voltou a ser protagonista após 12 anos longe de um dos palcos em que mais marcou sua carreira. Com gol e assistência do camisa 8, o Vasco venceu o Fluminense por 3 a 1, pela oitava rodada do Brasileirão. Aos 16 do primeiro tempo, Edinho tentou dominar uma bola próximo à linha de fundo, mas Pedro Ken foi mais esperto e a roubou. Em seguida, o meia rolou para trás, achando Juninho Pernambucano, que colocou a bola no alto do canto direito de Diego Cavalieiri. 1 a 0 Vasco.

Ficha

Local: Maracanã, Rio de Janeiro (RJ)
Árbitro: Marcelo de Lima Henrique (RJ)
Gols: Juninho, André, Tenório / Carlinhos

AS ESCALAÇÕES

Fluminense – Diego Cavalieri. Bruno, Digão, Gum e Carlinhos, Edinho (Marcos Junior), Jean, Deco (Rhayner) e Wagner, Rafael Sobis e Fred.

Vasco – Diogo Silva, Nei, Jomar, Rafael Vaz e Henrique (Fillipe Soutto), Sandro Silva, Wendel, Pedro Ken e Juninho (Fábio Lima), Éder Luís (Tenório) e André.

Fonte: Sportv.com