Veja as características de Jadson, novo reforço do Vasco
Zagueiro, que já gozou de grande prestigio no Portimonense, saiu de Portugal após uma temporada bastante irregular
Cria do América-RJ, Jadson defendeu o Bonsucesso no campeonato carioca de 2015, e partiu para o abrasileirado time do Portimonense, fazendo uma bela trajetória ao ajudar o clube a chegar na elite do futebol português, onde, por “tapetão”, se encontra até hoje.
Com opções limitadas no elenco, e com grande deficiência na bola parada ofensiva e defensiva, o Vasco foi ao mercado e contratou o zagueiro de 29 anos, que até pouco tempo atrás, era o capitão incontestável da equipe de Portimão. Ele acabou perdendo a confiança da torcida após uma temporada irregular, que terminou com sua equipe rebaixada dentro de campo, e já não fazia parte do plantel da equipe para a atual temporada.
Mas o que esta contratação tem a acrescentar ao time do Vasco? Quais as caraterísticas do atleta?
Jogo aéreo
A grande caraterística positiva do Jadson é seu jogo aéreo, tanto defensivamente, como ofensivamente, ele acrescenta bastante ao Vasco neste quesito. De acordo com o SofaScore, a média de duelos vencidos por partida pelo atleta na última temporada foi de 6,1, sendo 61% deles em disputas de bolas aéreas, o que evidencia esta sua qualidade.
Confira abaixo seu gol contra o Moreirense na temporada passada:
25’ Portimonense 1-0 Moreirense
— Radek Misiura (@Radek_Misiura) February 15, 2020
Jadson ⚽️pic.twitter.com/JFpjzMRV2p
Qualidade de passe
Até mesmo em jogos mais decisivos, é comum ver o Jadson tendo média de acerto de passes superior a 90% por partida, e não são apenas passes de lado, o zagueiro tem habilidade para sair jogando, e mesmo não sendo tão veloz assim, sabe muito bem se comportar em uma defesa de linha alta. Isso é importante para o Vasco, que sofre bastante com a saída de jogo desde o começo do campeonato brasileiro.
Erros na tomada de decisão
Os erros individuais foram a grande cruz do Jadson no seu último ano em Portugal, em que o time todo do Portimonense não foi bem. A média de perda de posse de bola por partida do zagueiro foi de 7,6, o que é um número consideravelmente alto, e bem maior que os aceitáveis 4,6 da temporada 18/19.
Aliás, o zagueiro fez uma ótima temporada em 18/19, e pouco decidiu contra sua equipe, diferentemente da 19/20, onde cometeu 2 pênaltis, 2 erros que resultam em gols dos adversários.
Seu último jogo com a camisa do Portimonense foi justamente um dos piores que fez pelo clube, onde errou 45% dos passes que deu, e cometeu um pênalti, que acabou sendo decisivo para a virada do Rio Ave, conforme pode ser conferido a seguir:
Jadson melhora o sistema defensivo do Vasco?
Jadson é uma boa opção de elenco para o Vasco, que passa a ser uma arma interessante na bola parada que o clube não tinha, porém, ele não acrescenta muita coisa em relação ao nível de zagueiros contidos no clube. É bem possível que com uma boa sequência de jogos, e um bom ambiente de trabalho, ele consiga desempenhar bem sua função, e entregue tudo que poderia entregar.
Mas a pergunta que fica é, existe este bom ambiente no Vasco hoje?
Fonte: Planeta BrazukaMais lidas
- 5 Gilmar Ferreira: Vasco falha na defesa de Rafael Paiva TOP
- 4 Jornalista critica Paiva: 'Há tempos se perdeu com escolhas...'
- 5 Paiva lamenta derrota para o Internacional e enaltece o Vasco
- 2 Vasco enfrenta o Corinthians neste domingo (24), na Neo Química Arena
- 0 BTB Sports fala sobre busca do Vasco por jogadores para próxima temporada
- 3 Jornalista faz duras críticas ao elenco: 'Pior time do campeonato'
- 9 Vasco escalado para enfrentar o Corinthians
- 0 Gabriel Pec: 'Nunca vou conseguir esquecer o Vasco, tirar do meu coração'
- 1 AV Mais: Vasco encara o Corinthians dias após declarações de Ramón Díaz
- 0 Atlético de San Luis quer renovar com Rodrigo Dourado, citado no Vasco