Futebol

Vegetti terminou a artilharia do Brasil em 1° lugar; ranking

Pablo Vegetti terminou o ano de 2025 como o principal goleador do futebol brasileiro. Com a reta final da Copa do Brasil, o argentino chegou a 27 gols e fechou a temporada como líder isolado da lista.

Apesar de ter perdido espaço no time titular nos últimos meses, Vegetti alcançou sua temporada mais artilheira em toda a carreira. O Pirata também terminou o ano como o jogador de linha com mais partidas disputadas pelo Vasco. Foram 65 partidas, sendo 53 como titular.

Ao fim do Campeonato Brasileiro, Vegetti estava empatado com Kaio Jorge na liderança da artilharia do Brasil, ambos com 26 gols. O atacante do Vasco retomou o posto de forma isolada com o gol contra o Fluminense, pelo jogo de ida das semifinais da Copa do Brasil, que foi fundamental para a caminhada do time comandado por Fernando Diniz à final.

Vegetti fechou o Brasileirão como artilheiro do Vasco, ao lado de Rayan, com 14 gols. O atacante foi um dos líderes da artilharia do Campeonato Carioca e também terminou a Copa Sul-Americana como principal goleador do time de São Januário. Veja os detalhes por competição:

  • Campeonato Carioca: 6 gols
  • Campeonato Brasileiro: 14 gols
  • Copa do Brasil: 2 gols
  • Copa Sul-Americana: 5 gols

Veja o top-10 da artilharia do Brasil em 2025

  1. Vegetti (Vasco) - 27 gols
  2. Kaio Jorge (Cruzeiro) - 26 gols
  3. Arrascaeta (Flamengo): 25 gols
  4. Flaco López (Palmeiras): 25 gols
  5. Hulk (Atlético-MG): 21 gols
  6. Alan Patrick (Internacional): 21 gols
  7. Cano (Fluminense): 20 gols
  8. Rayan (Vasco): 20 gols
  9. Vitor Roque (Palmeiras): 20 gols
  10. Willian José (Bahia): 20 gols

Autor de um dos gols na final da Copa do Brasil, Yuri Alberto chegou a 19 gols, empatando com Pedro Rocha, do Remo, com 19 no ano. Ele se aproximou do top-10, terminando em 11º lugar.

Vale destacar que o critério do ge levantado pelo ge leva em conta apenas os gols marcados em partidas oficiais. Gols por copas estaduais e campeonatos estaduais que não sejam da primeira divisão não são considerados para o levantamento.

Como foi no ano passado

Em 2024, o atacante do Corinthians, Yuri Alberto marcou 31 gols na temporada e foi o maior artilheiro do Brasil na temporada. Pedro, do Flamengo, e Vegetti, do Vasco, completaram o pódio.

Fonte: ge