Clube

Vegetti chama a responsabilidade na reta final da Copa do Brasil

O empate domingo com o Cruzeiro em 1 a 1 no Mineirão já é passado. O foco do Vasco, a partir desta segunda-feira, é totalmente na Copa do Brasil. O clube carioca seguirá em Belo Horizonte para enfrentar o Atlético-MG, na quarta-feira, às 19h15, na Arena MRV. A partida marca o início da disputa das semifinais da competição.

Capitão do time e artilheiro da Copa do Brasil, Vegetti chamou a atenção do clube para a responsabilidade que é estar entre os quatro melhores do país na competição. O atacante argentino disse que o Vasco tem uma oportunidade única pela frente e que é preciso jogar com inteligência.

— Sabemos que a Copa do Brasil é diferente, é mata-mata, são dois jogos. Temos que ser inteligentes, tem que preparar a cabeça. Eles (Atlético-MG) são um time que fica muito com a bola, já sofremos quando jogamos aqui no Brasileiro. Mas acho que evoluímos muito, temos que fazer o que estamos fazendo. Confiamos no trabalho e no nosso grupo, estamos com muita expectativa nessa Copa do Brasil.

— É uma oportunidade única, mas temos que desfrutar também. Fazia muito tempo que o Vasco não chegava nesse lugar, então tem que desfrutar também, relaxar. Mas encarar com a responsabilidade que merece, estamos perto de um título. Temos que colocar a cabeça na quarta-feira e estarmos preparados para isso.

— completou Vegetti

Desde que chegou ao Vasco, Vegetti se tornou o cara do time e é um postulante a ídolo do clube. Um título da Copa do Brasil pode aumentar ainda mais a relevância dele na história recente vascaína, na qual ele já foi decisivo desde a salvação na luta contra o rebaixamento em 2023.

Em 2024, o atacante é o destaque da Copa do Brasil. Em oito jogos, são seis gols, que o deixam como artilheiro geral da competição. Vegetti também foi decisivo nas três disputas de pênaltis até aqui, contra Água Santa, Fortaleza e Athletico, quando converteu as últimas cobranças de cada uma.

Com o gol no domingo, ele entrou para o top-5 de maiores artilheiros estrangeiros do Vasco. São 29 gols, mesmo número anotado por Alfredo González (Argentina) e Bahianinho (Portugal). Veja o ranking abaixo:

  • Villadoniga (Uruguai) - 1938 a 1942 - 83 gols
  • Cano (Argentina) - 2020 e 2021 - 43 gols
  • Silvio Parodi (Paraguai) - 1954 a 1956 - 37 gols
  • Alfredo González (Argentina) - 1940 a 1942 - 29 gols | Bahianinho (Portugal) - 1927 a 1936 - 29 gols | Pablo Vegetti (Argentina) - 2023 e 2024 - 29 gols
  • Petkovic (Sérvia)- 2002 a 2004 - 28 gols

Além das penalidades, Vegetti tem sido extremamente letal pelo ar. O atacante fez gols decisivos com origem em cruzamentos contra Marcílio Dias, Água Santa Fortaleza, Atlético-GO e Athletico-PR — ou seja, em todas as fases da Copa do Brasil até aqui.

— A gente trabalha para que o time ganhe, eles sabem bem quais são as minhas qualidades. A gente tenta de tudo, de muitas maneiras diferentes chegar no gol. Contra o Cruzeiro foi no oportunismo, de estar atento na jogada. A gente está entrosando com os companheiros que chegaram na janela, trabalhando para que os gols cheguem de maneiras diferentes. O mais difícil no futebol é fazer gol, tem que ficar ligado e aproveitar as oportunidades que o time cria.

Na atual temporada, Vegetti se tornou capitão do Vasco e tem conquistado ainda mais identificação com a torcida. Ele chamou a atenção para a importância do Vasco voltar às semifinais da Copa do Brasil depois de 13 anos.

— Acho que é um momento muito importante para nós. Mais do que para nós, para o clube, mas para a torcida. Há muito tempo que o Vasco não joga a semifinal dessa competição. A gente sabe da importância e da responsabilidade que tem essa camisa. A gente sabe que são dois jogos, vai ser um jogo muito difícil na quarta-feira — disse o argentino.

Sobre a alteração das datas dos jogos de volta da Copa do Brasil, Vegetti também se posicionou. O atacante disse que faltou a CBF ser mais justa com o Vasco na organização das datas, uma vez que o Atlético-MG teve o pedido de trocas nas datas atendido.

— Recebemos essa notícia à noite, acho que tem ser um pouco mais justo na hora de tomar decisões. Que os dois times estejam de acordo, e não só um. Mas acontece, acho que nosso presidente se posicionou bem, ele trabalha para o melhor pelo Vasco. Temos que pensar no jogo.

O Vasco enfrenta o Atlético-MG na Arena MRV na quarta-feira, às 19h15. O jogo é válido pela partida de ida das semifinais da Copa do Brasil. O clube carioca tenta repetir o feito de 2011, última vez em que chegou aos quatro melhores da competição, quando eliminou o Avaí e chegou à final do torneio, o qual se sagrou campeão contra o Coritiba.

Fonte: ge