Futebol

Vasco x Fluminense: O duelo dos últimos campeões de Brasil

De um lado o Vasco, campeão da Copa do Brasil deste ano. Do outro o Fluminense, que levou o último Campeonato Brasileiro. A partida de hoje, às 18h30, no Engenhão, com transmissão em tempo real pelo LANCENET!, tem um jeito de Supercopa do Brasil, um tira-teima entre os atuais campeões nacionais. O título, que hoje é imaginário, até já chegou a existir no futebol brasileiro, mas durou pouco tempo. A Supercopa, algo que na Europa é popular até hoje, não funcionou muito bem por aqui. A primeira foi em 1990, com os campeões do Brasileirão e da Copa do Brasil de 1989.

Ainda foram realizadas mais duas edições nos dois anos seguintes. A falta de datas e um certo desinteresse do torcedor contribuíram para a extinção. No primeiro ano, por exemplo, Vasco e Grêmio disputaram o título em partidas que também foram válidas pela Copa Libertadores.

- Eu lembro da Libertadores, mas não lembrava que tinha outro título em disputa. Mas acho que recuperar isso seria uma forma de premiar os clubes - disse Acácio, goleiro do Vasco em 1990, mostrando que Supercopa não ficou marcada na memória.

Nesta tarde, o título imaginário da Supercopa não terá taça, mas poderá, por exemplo, deixar o Vasco, já garantido na Libertadores-2012, na vice-liderança do Brasileiro.

- Os times estão buscando voos mais altos no Brasileiro, pensamos em subir na tabela - disse Fagner.

Já para Fluminense, uma vitória hoje serve para apagar os recentes erros e deixar o time colado no G4, de olho na zona da Liberta.

- O Fluminense está buscando essa sequência. E vencer o clássico aumenta a moral - bradou Carlinhos.

(Matéria reproduzida diretamente da versão papel do Jornal Lance)

Fonte: Jornal Lance