Futebol

Vasco x Flamengo: quem vencer clássico entra na briga pela Libertadores

Flamengo e Vasco têm pela frente uma oportunidade única de entrarem na reta final do Campeonato Brasileiro vivos na briga por uma das vagas na Taça Libertadores de 2008. Com 30 jogos disputados, um a menos do que todas as outras equipes da competição, os rivais se enfrentam na quinta-feira, às 21h45min (de Brasília), no Maracanã, em partida adiada da sétima rodada, por causa dos Jogos Pan-Americanos.

Como ambos somam 43 pontos, um triunfo no clássico significará diminuir consideravelmente a margem em relação ao último time do chamado \"G-4\", o Grêmio, com 51. Um empate, porém, pode deixar os rivais praticamente sem pretensões.

Nono colocado, o Flamengo leva ligeira vantagem na busca pela vaga na competição continental. Apesar de estar atrás do próprio Vasco (sétimo) e ter saldo de gols baixo (+1), o Rubro-Negro se beneficia por três fatores que podem ser decisivos.

Dos sete jogos restantes, quatro serão no Maracanã, onde o time tem apresentado aproveitamento destacável, além de contar com apoio incondicional da torcida, que atingiu média de 28.219 por partida. O segundo aspecto a ser ressaltado é o número de confrontos com equipes que lutam diretamente pela classificação à Libertadores: Grêmio, no Maracanã, Cruzeiro, no Mineirão e Santos, também no Maracanã. Além, é claro, do próprio Vasco. Para melhorar a situação, um dos três jogos dos flamenguistas fora de casa será contra o rebaixado América-RN, no dia 28 de outubro.

A situação dos cruzmaltinos se torna um pouco mais complicada pelo simples fato de que enfrentarão apenas um concorrente direto além do Flamengo: o Palmeiras, em São Januário, estádio onde mandará ainda mais dois duelos, com Internacional e Paraná Clube.

Há de se ressaltar ainda dois aspectos em relação à \"briga\": as participações de Sport e Fluminense. O Leão, com 43 pontos, ocupa a oitava colocação, justamente entre Flamengo e Vasco, mas não conta com o \"benefício\" de ter um jogo a menos. Por isso, tem menos chances, no momento, do que os dois cariocas.

Já o Tricolor tem chances de atuar nesta briga como um fiel da balança. Com a vaga na Libertadores já assegurada, uma vez que conquistou a Copa do Brasil, pode tirar pontos preciosos de Palmeiras, no Palestra Itália, e Santos, na Vila Belmiro. Caso termine entre os quatro melhores, o quinto colocado avança ao torneio continental.

Como estão os concorrentes:

Cruzeiro:
53 pontos, 16 vitórias e 17 gols de saldo

Jogos que faltam: São Paulo (F), Atlético-PR (C), Botafogo (F), Flamengo (C), Internacional (F), Sport (F) e América-RN (C)


Santos:
52 pontos, 16 vitórias e nove gols de saldo

Jogos que faltam: Figueirense (F), Goiás (C), Náutico (F), Atlético-MG (C), Flamengo (F), Paraná (F) e Fluminense (C)


Grêmio:
51 pontos, 15 vitórias e três gols de saldo

Flamengo (F), Náutico (C), Atlético-PR (F), Figueirense (C), São Paulo (F), América-RN (F) e Corinthians (C)

Palmeiras:
51 pontos, 14 vitórias e três gols de saldo

Paraná (C), Vasco (F), Juventude (C), Sport (F), Fluminense (C), Internacional (F) e Atlético-MG (C)

Fluminense:
48 pontos, 12 vitórias e 15 gols de saldo

Goiás (F), Atlético-MG (C), Figueirense (F), Náutico (C), Palmeiras (F), Juventude (C) e Santos (F)

Vasco:
43 pontos, 12 vitórias e nove gols de saldo

Flamengo (N), Atlético-MG (F), Palmeiras (C), Goiás (F), Internacional (C), Figueirense (F), Corinthians (F) e Paraná (C)

Sport:
43 pontos, 12 vitórias e saldo zero

Botafogo (F), São Paulo (C), Internacional (F), Palmeiras (C), Atlético-PR (F), Cruzeiro (C) e Juventude (F)

Flamengo:
43 pontos, 11 vitórias e um gol de saldo

Vasco (N), Grêmio (C), América-RN (F), Corinthians (C), Cruzeiro (F), Santos (C), Atlético-PR (C) e Náutico (F)

(F) Fora, (C) Casa e (N) Neutro

Fonte: Yahoo Esportes