Futebol

Vasco x Flamengo: a democracia dos gols

T anto Vasco quanto Flamengo já tiveram jogadores que foram artilheiros do Campeonato Brasileiro. No entanto, na edição deste ano, nenhum dos clubes repete este feito, mas ambos lideram uma lista curiosa: o Rubro-Negro e o Gigante da Colina são os times que têm mais jogadores diferentes na lista de goleadores.

Nada menos do que 17 atletas diferentes marcaram os 38 gols do Flamengo neste Brasileirão, que deixa o time em primeiro lugar nesta lista democrática. Um dos motivos pode ser a constante mudança de jogadores no ataque. Por exemplo, a dupla do primeiro jogo neste Brasileiro foi formada por Roni (hoje no Cruzeiro) e Paulo Sérgio, que na partida de amanhã ficará, no máximo, no banco de reservas.

Uma mostra disso é que o artilheiro da equipe neste Brasileiro não é um atacante, mas sim o lateral Juan, com cinco gols, 12 a menos do que Josiel, do Paraná, com 17. Isso sem contar que um dos 38 que o Flamengo marcou foi contra, de Carlinhos, do Figueirense.

Pelo lado vascaíno, o maior goleador do clube é Leandro Amaral, um atacante de ofício e a diferença dele para Josiel é de nove gols. No entanto, além dele, outros 15 jogadores já marcaram pelo clube, que deixa o time em segundo entre as equipes mais democráticas, empatado com o Atlético Paranaense.

Ao todo, o Vasco marcou 41 gols e alguns deles foram feitos por jogadores que nem defendem mais o clube, como Abedi, que se transferiu para o futebol israelense, Martín Garcia, que atua agora no Necaxa (MEX), e André Dias, que foi jogar nos Emirados Árabes.

A lista pode ficar ainda maior, tanto pelo lado do Flamengo quanto do Vasco. Alguns dos titulares ainda não marcaram gols com a camisa dos clubes. No Rubro-Negro, o volante Rômulo e o apoiador Cristian não deixaram sua marca neste Brasileiro. No Gigante da Colina, os zagueiros Dudar e Jorge Luiz e os volantes Roberto Lopes e Perdigão ainda não anotaram gols nesta competição.

Isso porque nem Bruno nem Silvio Luiz foram levados em conta.

Até porque, se Rogério Ceni fosse do Flamengo dividiria a liderança dos artilheiros do clube ao lado de Juan, com cinco gols.

– Se Bruno tiver chance, também deveria fazer – finalizou o atacante Obina, que tem quatro gols.

Fonte: Lance