Futebol

Vasco x CBF: a Fifa é o árbitro

Por se sentir ameaçado de não disputar os clássicos do Brasileirão em São Januário, o Vasco tomará atitude radical hoje: o presidente Eurico Miranda anunciou ontem que o clube vai entrar na Justiça comum para garantir o direito de jogar em casa contra Fluminense, Flamengo e Botafogo, nessa ordem.
Se levar adiante a ameaça, a Fifa poderá intervir, com conseqüências graves para o futebol brasileiro.

- Esgotamos todas as possibilidades da esfera desportiva. No dia seguinte à publicação da tabela, mandamos um ofício à CBF solicitando a mudança. Foram empurrando o Vasco com a barriga, dando desculpas. Tentei todas as instâncias esportivas, inclusive no STJD, mas não tive resposta. Chegou ao limite e só nos resta recorrer à Justiça comum - disse Eurico Miranda.

O STJD ainda não deu uma resposta ao Vasco, mas o clube entra hoje na Justiça. É que faltam apenas dez dias para o jogo contra o Fluminense, e esse é o prazo para que se possam fazer mudanças numa partida, de acordo com o regulamento.

Eurico explicou por que o Vasco se considera no direito de mandar os clássico no seu estádio.

- Nosso campo cumpre todos os requisitos. Tem mais de 15 mil lugares, todos os alvarás, dos Bombeiros, da Vigilância Sanitária. E a PM tem de garantir segurança. Se a PM não garante segurança para um evento de 20 mil pessoas, então está falida - disse o dirigente.

Eurico lembrou ainda que o Santos, cuja Vila Belmiro é de tamanho parecido com o de São Januário, recebe os grandes de São Paulo: - Se o Santos pode, também podemos. Falei com o presidente do Fluminense por telefone e ele concorda que o Vasco tem esse direito.

Fonte: Lance