Futebol

Vasco x Botafogo: Um clássico com retrospecto de muitos gols

RIO - Se depender do retrospecto recente, a decisão da Taça Guanabara no domingo entre Vasco e Botafogo no Maracanã promete ser de muitos gols. Nos últimos três jogos entre as duas equipes aconteceram três goleadas.

A mais recente foi o 6 a 0 impiedosamente imposto pelo Vasco sobre o Botafogo na primeira fase da Taça Guanabara. Naquela partida brilhou a estrela do atacante Dodô, autor de três gols.

O Vasco também aplicou uma goleada no Botafogo em março do ano passado. Os 4 a 1 no mesmo Maracanã que será palco da decisão foram construídos com gols de Elton (2), Léo Lima e Carlos Alberto. A equipe era então dirigida pelo técnico Dorival Júnior. Então treinado por Ney Franco, o Botafogo descontou com Thiaguinho.

O troco alvinegro veio um mês depois, quando o Botafogo goleou o Vasco por 4 a 0, gols de Maicosuel (2), Thiaguinho e Gabriel.

Além destas goleadas, nos últimos dez confrontos, os clubes protagonizaram um 4 a 4 em abril de 2007, um 4 a 0 para o Botafogo em junho do mesmo ano e um 3 a 2 para o Alvinegro em fevereiro de 2008.

A hora da revanche

Depois dos 6 a 0, agora o Botafogo sonha com nova vingança. Ninguém em General Severiano esconde que a goleada que causou a queda do técnico Estevam Soares está engasgada. O volante Leandro Guerreiro diz que uma vitória será fundamental.

- A rivalidade é grande e terá um gosto especial (se o Botafogo vencer) - disse o cabeça de área, que estava em campo na goleada no Engenhão.

O goleiro Jefferson acredita que o Botafogo fará uma ótima partida:

- Perdemos aquele jogo de forma humilhante, mas temos que mostrar que aquele foi apenas um dia em que nada deu certo. Vamos entrar mais atentos e concentrados para mostrarmos que o Botafogo é forte - afirmou o goleiro Jefferson em entrevista à Rádio Brasil.

Quarta decisão de Taça Guanabara

A decisão de domingo será a quarta entre Botafogo e Vasco. O Vasco ganhou duas e o Botafogo uma.

A primeira vitória vascaína foi logo na primeira edição da Taça Guanabara, quando o time de São Januário venceu por 2 a 0 o Alvinegro com gols de Oldair e Paulistinha, contra. Mas o Flamengo acabou campeão carioca.

Doze anos depois, as duas equipes voltaram a se enfrentar numa final de Taça Guanabara. Na ocasião, Roberto Dinamite marcou os dois gols da vitória vascaína por 2 a 0. O Vasco acabaria o estadual como campeão.

Em 1997, novo confronto, mas desta vez o Botafogo levou a melhor ao derrotar o Vasco por 1 a 0, gol do zagueiro Gonçalves. Naquele ano, o Alvinegro também seria campeão carioca.

O Botafogo foi cinco vezes campeão da Taça Guanabara (1967, 68, 97, 2006 e 2009). Já o Vasco levantou o troféu 11 vezes (1965, 76, 77, 86, 87, 90, 92, 94, 98, 2000 e 2003).

Fonte: O Globo